Topo

Manifestantes de ato pró-Bolsonaro ameaçam estudantes no Pará

7.nov.2022 - Homem avança sobre estudantes em Belém - Reprodução
7.nov.2022 - Homem avança sobre estudantes em Belém Imagem: Reprodução

Luciana Cavalcante

Colaboração para UOL, em Belém

07/11/2022 20h59

Estudantes de uma escola pública em Belém foram intimidados por um grupo de manifestantes que participam de ato antidemocrático na capital do Pará. Imagens mostram apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) intimidando e ameaçando os alunos. A escola fica ao lado do local onde ocorre o ato.

O vídeo tem menos de 30 segundos e mostra um grupo de homens vestidos de verde e amarelo gritando com estudantes com o uniforme da Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso. A escola fica localizada na avenida Almirante Barroso, ao lado do 2º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército, onde os manifestantes se concentram há uma semana.

O que mostra o vídeo? Pelas imagens é possível perceber que a confusão acontece na passarela de pedestres da avenida. Um homem vestido de branco é o mais exaltado e aparece gritando. "Estudantes? Querendo avacalhar com o nosso movimento? Respeita, moleque", diz o manifestante.

Na sequência, outro manifestante vestido com uma camisa com bandeira do Brasil, aponta para os jovens e diz "aqui é patriota".

Os adolescentes ainda tentam se defender, mas são acuados pelo grupo. O primeiro agressor volta à cena e manda os alunos irem embora: "Sai fora daqui agora! respeita esse movimento!", diz ele enquanto avança para cima dos jovens.

Quando percebe que está sendo filmado ele se volta para quem está filmando e grita: "para de filmar que aqui não tem nenhum vagabundo" e impede que a filmagem continue.

Quando aconteceu a intimidação? Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará, o vídeo foi gravado hoje de manhã. Os estudantes que foram intimidados pelos manifestantes são do último ano e foram à escola em busca de documentos para o Enem, que acontece no domingo.

"As aulas deles agora estão acontecendo em outro espaço, mas eles precisaram ir até a escola para ver esses documentos. Como todo estudante, eles fizeram uma brincadeira quando passaram e começou a confusão", revelou o coordenador de comunicação do Sintepp, Beto Andrade.

Assim que tomou conhecimento do fato o sindicato entrou em contato com os professores da escola para apurar a situação e oficiou a Secretaria Estadual de Educação pedindo providências para garantir a segurança dos alunos.

"Exigimos que a secretaria e o governo garantam a segurança dos estudantes para que as pessoas não tenham que ser agredidas e intimidadas por expressar sua opinião publicamente. Não queremos que os alunos sejam transferidos da escola, porque eles têm direito de estudar lá, mas podemos nos calar perante esse tipo de postura, pois é só os que eles querem. Quem se alimenta de violência se fortalece assim".

O professor alerta ainda que na área onde está havendo o protesto há outras duas escolas estaduais e teme pelo risco de confrontos.

"A nossa preocupação é porque há muitas crianças e adolescentes lá e se ocorrer algum confronto da polícia com os golpistas e isso fugir do controle é um risco para eles. É preciso uma presença forte do estado, da força policial, para evitar que atitudes como essa se proliferem", alerta.

Qual é a posição dos órgãos do governo do Pará? Em nota, a Secretaria de Estado de Educação lamentou o ocorrido com seus alunos na área externa da Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso e disse que repudia qualquer forma de agressão.

A Polícia Civil informou que o caso já está sendo investigado. Diligências estão sendo feitas para ouvir testemunhas e analisar câmeras de segurança a fim de levantar informações que permitam identificar os envolvidos.