Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula recebe telefonema de cinco autoridades internacionais por eleição

Lula, Janja, Lu Alckmin e Geraldo Alckmin em jantar de aniversário do vice-presidente eleito  - Reprodução/Ricardo Stuckert
Lula, Janja, Lu Alckmin e Geraldo Alckmin em jantar de aniversário do vice-presidente eleito Imagem: Reprodução/Ricardo Stuckert

Do UOL, em Brasília

08/11/2022 15h26

Em meio aos trabalhos de transição de governo, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebeu telefonemas de ao menos cinco autoridades internacionais hoje.

Entre os telefonemas, conversaram com Lula o presidente do Peru, Pedro Castillo e a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner. As autoridades parabenizaram Lula pela vitória nas eleições e se propuseram a agendar um encontro com o presidente eleito para reforçar as relações com o governo brasileiro.

Além dos dois políticos da América Latina, o presidente eleito conversou com Mark Rute, primeiro-ministro dos Países Baixos, Rodrigo Chaves, presidente da Costa Rica, e Josep Borrell, Alto Comissário da União Europeia para Relações Internacionais.

O presidente já conversou nos dias seguintes à eleição com o presidente dos EUA, Joe Biden, e com o presidente da França, Emmanuel Macron, também por telefone. O presidente da Argentina, Alberto Fernandez, veio ao Brasil parabenizar o petista pela vitória.