Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula critica Bolsonaro para explicar uso de jatinho: 'Não ofereceu da FAB'

Do UOL, em São Paulo

18/11/2022 19h07Atualizada em 19/11/2022 12h44

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu hoje, pela primeira vez, ao questionamento de uma jornalista sobre ele ter ido à COP27 (27ª Conferência do Clima das Nações Unidas), no Egito, no jatinho de um empresário. O petista declarou que tinha um amigo que "queria ir na COP, tinha um avião e eu fui com ele" e ainda disparou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não ofereceu um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para que ele fosse ao Egito.

A viagem, que ocorreu a convite de José Seripieri Junior, fundador da Qualicorp e dono da Qsaúde, provocou reações negativas e até um pedido de investigação, feito à PGR (Procuradoria-geral da República), por parte do deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS), da ala bolsonarista do partido.

"Sobre a minha viagem: Eu sinceramente sabia que essa pergunta iria vir e eu queria bem-humorado te responder: primeiro, eu fui convidado pelos governadores da Amazônia para ir à COP-27. E os estados não poderiam arcar com as minhas despesas. Segundo, eu fui convidado pelo presidente do Egito, que também me convidou, eu fiquei muito orgulhoso, mas também não pagava as minhas despesas. Eu tinha um amigo que queria ir na COP, ele tinha um avião e eu fui com ele", começou.

Lula declarou que o avião do "amigo" era "novo, de boa qualidade, com muita segurança" e ressaltou que um presidente eleito precisa "cuidar da sua segurança, sobretudo em um país em que você tem bolsonaristas raivosos se espalhando pelo mundo afora". Ele citou os ataques de bolsonaristas a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) em Nova York na última semana: "Eu não posso achar que isso faz parte da democracia."

E você sabe que segurança é uma coisa séria e quem tem que ter responsabilidade de cuidar somos nós. Se o Estado brasileiro fosse democrático e nós tivéssemos um presidente responsável, quem sabe ele tivesse oferecido um avião da FAB para me levar, mas não ofereceu, paciência. Eu sou grato ao meu amigo, que foi comigo e me emprestou o avião. Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

O petista ainda disse esperar que o seu amigo esteja disposto, em outras oportunidades e viagens, antes de assumir a presidência, de emprestar o avião e ir junto com ele nos compromissos. "Eu vou agradecer", finalizou Lula.

Polêmica do jatinho. Assim que chegou ao Egito, Lula ficou marcado por ter viajado de carona em um avião do empresário José Seripieri Junior, fundador da Qualicorp e dono da Qsaúde. A aeronave do modelo Gulfstream tem capacidade para transportar 12 pessoas e autonomia para voar direto ao país africano.

A viagem provocou reações negativas e até um pedido de investigação, feito à PGR (Procuradoria-geral da República), por parte do deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS), da ala bolsonarista do partido.

Em sua representação à PGR, Sanderson lembrou que Seripiri Júnior fechou, em 2020, um acordo de delação premiada "com multa de R$ 200 milhões", no qual confessou ter feito doações eleitorais via caixa dois em um caso envolvendo o senador José Serra (PSDB-SP).

Amanhã, Lula encerra sua viagem ao Egito participando Fórum Internacional dos Povos Indígenas, além de se encontrar com representantes da sociedade civil brasileira.

*Com Rafael Neves, do UOL, em São Paulo

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado, Lula disse ter sido convidado pelos "governadores da Amazônia", e não pelo governador do Amazonas. A informação foi corrigida