Líder do Javari cobra Dino por caso de Bruno e Dom: 'Queremos empenho'
Beto Marubo, integrante da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), cobrou nas redes sociais o ministro da Justiça, Flávio Dino, após o chefe da pasta prometer solucionar o caso Marielle.
Marubo e integrantes da Univaja foram os primeiros a se mobilizarem nas buscas pelo indigenista Bruno Pereira e pelo jornalista britânico Dom Philips.
"Nós do Vale do Javari e as Famílias do indigenista Bruno Pereira e do Jornalista Dom Phillips queremos o mesmo empenho e prioridade dada pelo Minist. da Justiça Flávio Dino, em solucionar o "caso Marielle Franco". É um caso que precisa ser esclarecido também. Ao Brasil e ao mundo"
- Bruno e Dom foram mortos a tiros na manhã do dia 5 de junho, durante uma expedição pelo Vale do Javari, e tiveram seus corpos queimados e enterrados.
- Seus cadáveres só foram encontrados dez dias depois, após o pescador Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como Pelado, indicar o local.
- Até o momento, três pessoas estão denunciadas e duas presas pelo caso.
Não haverá cheque em branco para Lula, diz Marubo
Por questões de segurança, Beto Marubo não pôde voltar para o Vale do Javari desde o assassinato de Bruno e Dom.
Para ele, a continuidade das ameaças e da presença de grupos criminosos na região significa que "não se fez justiça coisíssima nenhuma" em relação à morte dos colegas.
"Implicitamente é reconhecido pelo Judiciário que essas quadrilhas ainda estão ativas na região, e mesmo assim as instituições de proteção à pessoa, a fiscalização e a segurança pública não estão tomando as devidas providências", disse Marubo à coluna da Mongabay no UOL.
O líder indígena também reconhece o avanço simbólico da criação do Ministério dos Povos Indígenas sob Lula, mas pondera a situação com críticas ao passado petista — sobretudo em relação à construção da usina de Belo Monte, no Pará.
"Precisamos estar cientes de que não é porque apoiamos a campanha de Lula que vamos dar um cheque em branco para o novo governo. A gente vai cobrar, vai ser incisivo, sobretudo pelo histórico do PT no passado".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.