Topo

Esse conteúdo é antigo

Não é só um ato golpista, é terrorista, dizem colunistas do UOL

Do UOL, em São Paulo

08/01/2023 16h40Atualizada em 08/01/2023 18h29

Os colunistas do UOL Leonardo Sakamoto e Wálter Maierovitch classificaram como terrorismo a invasão de bolsonaristas radicais nos prédios do Congresso, do Planalto e do STF (Supremo Tribunal Federal).

Não é apenas um ato golpista, é um ato terrorista
Leonardo Sakamoto, colunista do UOL

Existem dois momentos no terrorismo [para o direito internacional]. Tem uma ação imediata, que é essa que estamos vendo. A outra é qual o objetivo, que é derrubar o governo violar a Constituição, atentar a democracia. Isso é terrorismo, muito claro de se ver
Wálter Maierovitch, colunista do UOL

Maierovitch afirma que as autoridades brasileiras precisam atuar para identificar se há alguma fonte de financiamento para a invasão.

Eles estão tentando derrubar um governo legitimamente eleito, uma minoria a querer tomar conta do governo federal, não respeitar o resultado das urnas, a atentar a constituição. Isso é terrorismo
Wálter Maierovitch, colunista do UOL

Intervenção no DF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou hoje (8) intervenção federal no Distrito Federal até 31 de janeiro. O anúncio de intervenção foi feito quase três horas e meia após a invasão.
Vamos descobrir quem são os financiadores desses vândalos que foram a Brasília e todos eles pagarão com a força da lei
Lula em um pronunciamento à imprensa

Invasão

Os extremistas atacaram primeiro o prédio do Congresso. Eles enfrentaram os policiais que mantinham bloqueios na área, subiram a rampa do Congresso e, em seguida, tomaram as famosas cúpulas. Eles também quebraram a vidraça do Salão Nobre do prédio e conseguiram entrar no Congresso Nacional, apesar de enfrentarem resistência da Polícia Legislativa.

Após a tomada do Congresso, um grupo menor também se dirigiu ao Palácio do Planalto, sede do governo federal, e conseguiu entrar na área externa do prédio. Policiais formaram uma barreira para impedir acesso ao interior do edifício, de onde despacham o presidente da República e vários ministros.

Os manifestantes conseguiram subir a rampa do Planalto, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a faixa presidencial há uma semana. Lula não está em Brasília. Ele viajou para Araraquara, no interior de São Paulo, para avaliar o impacto das chuvas que atingiram a região nos últimos dias.

Manifestantes golpistas invadem as sedes dos Três Poderes