Topo

Esse conteúdo é antigo

Após pressão, Ricardo Cappelli dispensa superintendente da PF no DF

Victor Cesar Carvalho dos Santos, agora ex-superintendente da Polícia Federal do Distrito Federal - Waldemir Barreto/Agência Senado
Victor Cesar Carvalho dos Santos, agora ex-superintendente da Polícia Federal do Distrito Federal Imagem: Waldemir Barreto/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

10/01/2023 08h03Atualizada em 10/01/2023 11h18

A dispensa foi publicada hoje pelo número 2 do Ministério da Justiça, secretário-executivo Ricardo Capelli, no DOU (Diário Oficial da União).

A portaria não nomeou um substituto para Victor Cesar Carvalho dos Santos. Ele chegou ao cargo de superintendente em outubro de 2021, ainda no governo de Jair Bolsonaro (PL).

Ontem, Cappelli também trocou o comando da (Polícia Militar) do DF (Distrito Federal), nomeando o Coronel Klepter Rosa para chefiar a corporação.

Cappelli foi nomeado pelo presidente Lula (PT) para comandar a intervenção federal decretada no DF após os atos golpistas que destruíram a Praça dos Três Poderes.

Passado como militante estudantil

O interventor é nascido no Rio de Janeiro e tem 50 anos. O homem responsável por tentar devolver a ordem a Brasília tem um passado de militância na época em que era estudante.

  • Ocupou a presidência do Diretório Central dos Estudantes da Estácio em 1994;
  • Dirigiu a União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro em 1995;
  • Foi Eleito presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) em 1997.

Interventor também é ligado ao PCdoB

Hoje no PSB, o ministro da Justiça, Flávio Dino, era do PCdoB, mesmo partido ao qual Cappelli é ligado. Ele foi candidato a deputado estadual pelo PCdoB em 2002 e não foi eleito.

Tentou novamente um cargo público em 2008, quando não obteve uma vaga de vereador no Rio de Janeiro. Cappelli não foi eleito.