Topo

Esse conteúdo é antigo

Políticos italianos pedem revogação de cidadania honorária dada a Bolsonaro

Jair Bolsonaro ao lado da prefeita Alessandra Buono, de Anguillara, região de Vêneto, na Itália - Reprodução
Jair Bolsonaro ao lado da prefeita Alessandra Buono, de Anguillara, região de Vêneto, na Itália Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em Maceió

12/01/2023 08h31

Parlamentares da região de Vêneto têm pressionado a prefeita de Anguillara, Alessandra Buono, para que revogue o título de cidadão honorário concedido a Jair Bolsonaro (PL), em 2021. Vêneto é a região em que nasceu o bisavô do ex-presidente brasileiro.

A pressão para a revogação da honraria é pedida por partidos como o Movimento Cinco Estrelas e o Partido Democrático, e acontece após as cenas de vandalismo praticadas por radicais bolsonaristas no último domingo (8) em Brasília.

Segundo informações do jornal italiano Corriere del Veneto, até o momento a prefeita Alessandra Buono não se manifestou sobre o assunto. Assim como Bolsonaro, ela também é ligada à extrema direita.

Além de revogar a cidadania honorária de Bolsonaro, a conselheira regional Erika Baldin, do Movimento Cinco Estrelas, propôs a votação de uma resolução em apoio a Lula no Conselho Regional de Vêneto, após os "fatos muito graves" contra as instituições democráticas brasileiras.

"Estamos diante de fatos muito graves. O ataque às instituições democráticas por parte dos seguidores de Bolsonaro é um ataque à democracia e não pode ser tolerado de forma alguma. Peço à Região, em primeiro lugar ao Presidente Zaia, que se solidarize com o Presidente Lula e às instituições democráticas votando a favor da minha resolução o mais rápido possível", disse Baldin.

Cidadania italiana. Conforme mostrou o colunista do UOL Jamil Chade, diplomatas europeus estão preocupados com a possibilidade de Jair Bolsonaro pedir cidadania italiana caso tente evitar a Justiça no Brasil por possíveis crimes cometidos. Nesse sentido, políticos da Europa têm pressionado a Itália para que não receba o ex-líder brasileiro.

Assim como Jair Bolsonaro, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, tem ideologia de extrema-direita. Entretanto, Meloni condenou, nas redes sociais, os ataques aos Três Poderes por vândalos bolsonaristas.

Recentemente, o ministro das relações exteriores da Itália, Antonio Tajani, afirmou que Jair não pediu cidadania ao país.

O senador Flávio Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filhos do ex-presidente, protocolaram seus pedidos de cidadania italiana na embaixada do país europeu em Brasília em 2020.

Atualmente, o ex-presidente está em Orlando, nos Estados Unidos, país para onde foi ao decidir abandonar o país antes do fim de seu mandato. Desde os episódios de terrorismo em Brasília, deputados estadunidenses pressionam para que a Casa Branca deporte o brasileiro.