Lula nomeia delegado da PF como chefe de sua segurança pessoal
O presidente Lula (PT) nomeou o delegado da Polícia Federal Alexsander Castro de Oliveira como seu "secretário extraordinário de Segurança Imediata", desvinculado ao GSI (Gabinete de Segurança Institucional), que até então era o responsável pela segurança pessoal do presidente da República.
A nomeação do delegado consta em edição extra do DOU (Diário Oficial da União) de ontem (26).
Alexsander Castro de Oliveira integrou a equipe responsável por garantir a segurança de Lula durante o período de campanha eleitoral em 2022, junto com o delegado Andrei Passos Rodrigues, que agora é o diretor-geral da PF.
Quando assumiu o governo, Lula editou um decreto especial para alocar a Secretaria Extraordinária no funcionamento do Palácio do Planalto. Contudo, a Secretaria ainda segue atuando em parceria com o GSI.
O presidente tem ressalvas em relação ao GSI, devido ao fato de o gabinete ser considerado um dos com mais resquícios do antigo governo.
Dispensa de militares. Ontem, Lula exonerou mais cinco militares do Gabinete de Segurança Institucional. No total, 79 militares já foram afastados da pasta.
Desde os atos de terrorismo praticados por vândalos bolsonaristas no último dia 8, o governo federal tem rastreado aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em cargos no governo para exonerar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.