Topo

Esse conteúdo é antigo

Pessoas fogem de terra Yanomami após ações contra garimpo; veja vídeos

Do UOL, em São Paulo

05/02/2023 12h35Atualizada em 05/02/2023 12h48

Vídeos mostram homens e mulheres em grupos deixando a região pela floresta ou rios, em barcos e canoas lotadas. A fuga acontece após o governo Lula (PT) bloquear o espaço aéreo da terra yanomami, inviabilizando a logística do garimpo.

Há expectativa de que uma nova operação será feita nos próximos dias para expulsar garimpeiros ilegais da região. A Secretaria de Segurança de Roraima diz que algumas pessoas "resolveram se antecipar e evitar problemas com a Justiça".

Temos essa informação de que muitos garimpeiros estão saindo. É bom que saiam, assim a gente diminui a operação que vai ser feita. Se eles saem sem precisar da força policial, é melhor para todo mundo.
Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, em entrevista coletiva no sábado (4)

Em outro vídeo que circula nas redes sociais, um grupo de mulheres pede ajuda dos "recursos humanos" para sair da terra yanomami porque estão sem mantimentos. Uma delas diz que a caminhada para sair do território indígena é de 30 dias e que os helicópteros cobram R$ 15 mil por voo.

"A gente está vindo aqui para pedir para vocês compartilharem esse vídeo no Facebook para pedir que acionem os recursos humanos [direitos humanos]. Não estão resgatando ninguém, a gente está preso aqui e daqui uma semana a gente não vai ter mais alimentação. Os indígenas vão começar a ficar estressados porque a gente que dá alimento para eles."

Governador de Roraima pede ajuda para "saída pacífica"

Ontem, o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), fez um apelo para que o governo Lula apoie a saída de "trabalhadores que escolheram a saída espontânea e pacífica". Ele também diz que há crianças fugindo da terra yanomami.

Recentemente, em entrevista à Folha de S.Paulo, o governador Denarium disse não ser possível vincular a ação de garimpeiros na região aos crimes cometidos contra os yanomamis. Também declarou que os indígenas devem "se aculturar" e deixarem de "ficar no meio da mata, parecendo bicho".

Em nota, o ministro da Defesa, José Múcio, diz que ouvia a proposta do governo de Roraima, que será avaliada "com carinho". Ele estará no estado na próxima semana.

Guajajara diz que o governo federal elabora um plano para transportar os garimpeiros. Também há estudos para evitar que os envolvidos com a exploração ilegal de ouro migrem para outras terras indígenas —como ocorreu em 1992, na primeira operação maciça de desintrusão do garimpo na Terra Indígena Yanomami.

Junto com o plano de remoção dos garimpeiros, realizado com a colaboração do governo de Roraima, o governo federal tomará outras iniciativas para solucionar a crise.