Topo

De banheiro feminino a gordofobia: Nikolas Ferreira acumula denúncias

Nikolas Ferreira (PL-MG), em cerimônia de posse na Câmara dos Deputados - Reprodução/Redes Sociais
Nikolas Ferreira (PL-MG), em cerimônia de posse na Câmara dos Deputados Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Colaboração para o UOL

09/02/2023 04h00

O deputado federal de Minas Gerais Nikolas Ferreira (PL) terá de responder na Justiça por duas declarações recentes:

Essas não são as únicas denúncias relacionadas a declarações e atitudes do deputado. Nikolas já se envolveu em outros processos no passado relacionados às eleições e críticas a políticos. Confira:

  • Contas suspensas nas redes sociais

Em novembro do ano passado, Nikolas perdeu o acesso às suas contas do Twitter e Instagram, além de ter ficado com seu perfil do Facebook fora do ar. Ele foi alvo de ordem judicial em um processo que tramitava no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Já em janeiro deste ano, as contas dele no Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e YouTube também ficaram retidas, por ter compartilhado notícias falsas sobre as eleições e os atos golpistas em Brasília.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes mandou reativar os perfis no último dia 26, sob condição de Nikolas não compartilhar mais conteúdos fraudulentos.

  • Vídeo sobre Lula e drogas

O TSE determinou, em outubro de 2022, a remoção de um vídeo do deputado federal após ele insinuar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) incentivaria crianças e adolescentes a usarem drogas.

Na decisão, o ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino avaliou que o conteúdo publicado pelo bolsonarista é "inverídico e odioso" e ofende a "honra" do petista.

  • Banheiro feminino

Em julho do ano passado, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) abriu um inquérito contra Nikolas por um conteúdo publicado em seu canal no YouTube. No post em questão, o político mostrava um vídeo que seria de uma aluna trans utilizando o banheiro feminino de uma escola e a chamava de "menino".

Quem é Nikolas Ferreira?

  • Nasceu em Belo Horizonte, em 1996.
  • Se descreve como "cristão, conservador e defensor da família".
  • É formado em Direito pela PUC Minas.
  • É apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro.
  • Antes de ser eleito deputado federal, foi vereador de Belo Horizonte.
  • Ganhou destaque nas redes sociais com pautas conservadoras e comanda o movimento Direita Minas.
  • Foi o deputado mais votado do Brasil em 2022, recebendo mais de 1,47 milhão de votos mineiros.

O que ele diz

O UOL procurou o deputado Nikolas Ferreira para comentar os casos e aguarda manifestação. Sobre o episódio com Duda Salabert, que motivou a mais recente denúncia, ele comentou no Instagram: "Não cometi nenhum crime, só chamei homem de homem".