Topo

Google faz ação abusiva para influenciar o debate, diz relator do PL 2630

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/05/2023 10h15Atualizada em 02/05/2023 13h28

Relator do projeto de lei 2630, o PL das Fake News, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) criticou a conduta do Google, que fez uma ofensiva contra o projeto.

O que vi nesses dias é uma operação em que houve diminuição do alcance de quem tinha uma posição favorável ao projeto e a ampliação de quem era contrário. Isso me parece um uso abusivo, sobretudo ao se observar que o Google tem 96% do mercado de busca no Brasil. Ele opta por influenciar o debate político manejando suas ferramentas. Orlando Silva, deputado federal (PCdoB-SP) e relator do PL 2630

O deputado disse, em entrevista ao UOL News, que a reação das big techs contra o PL 2630 comprova a necessidade de uma regulamentação para evitar a disseminação da desinformação nas redes sociais.

É legítimo que o Google e qualquer outra empresa participe do debate público expondo seus pontos de vista. O que não é legítimo é usar suas ferramentas e, sobretudo, a sua posição no mercado para influenciar de modo artificial. (...) A minha impressão é de que essa ofensiva feita pelas empresas é mais uma demonstração prática do quanto é importante haver um regramento. Orlando Silva, deputado federal (PCdoB-SP) e relator do PL 2630

PL 2630 subiu no telhado por imensa pressão das big techs, diz deputado

O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) prevê dificuldades para a aprovação do projeto de lei 2630, o PL das Fake News, por conta do forte lobby exercido pelas grandes empresas de tecnologia - a exemplo da campanha feita pelo Google contra a medida.

O PL das Fake News subiu no telhado, infelizmente. A pressão das big techs, que controlam essas plataformas, é imensa. (...) Essas redes estão agindo não apenas opinativamente, mas com abuso de poder de mercado. Então, é melhor adiar [a votação do PL] e a reunião de líderes vai avaliar. Na quinta-feira, ouvi o líder do Republicanos [deputado Marcos Pereira] dizer que era simpático ao projeto. De repente, talvez por uma incidência pouco republicana, o partido mudou de ideia. Chico Alencar, deputado federal (PSOL-RJ)

Josias: Jogo sujo das big techs mostra que PL das Fake News caminha na direção certa

Para Josias de Souza, a reação das grandes empresas de tecnologia ao PL 2630 mostra que o projeto "caminha na direção certa". O colunista condenou a ofensiva das big techs e classificou a atitude como "jogo sujo".

Estamos diante de uma aliança curiosa: os interesses econômicos das big techs se aliaram às conveniências políticas do bolsonarismo para torpedear o PL das Fake News. Há suspeitas de que o Google esteja usando suas ferramentas para impulsionar sua opinião e silenciar a voz alheia. Isso tudo é parte de um jogo sujo, que mostra que esse projeto caminha na linha correta. Josias de Souza, colunista do UOL

Governo manda Google sinalizar materiais como publicidade

A determinação partiu da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), ligada ao Ministério da Justiça. Segundo a nota técnica divulgada hoje pelo órgão, o texto que o Google colocou na página inicial do buscador é um "informe publicitário" e, por isso, deveria ser sinalizado dessa forma.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: