Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Flávio Dino cita leis estrangeiras contra fake news para rebater Google

Ministro Flávio Dino - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ministro Flávio Dino Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Colunista do UOL

02/05/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A campanha do Google contra o Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi rebatida pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Em mensagem exibida em sua página de abertura, a plataforma argumenta que o projeto "pode piorar sua internet". O ministro discorda. "Legislações similares pioraram a internet na Europa? Em quais aspectos?", questionou ele à coluna.

Flávio Dino avalia que a proposta não tem nada de drástica. "O PL 2630 propõe uma regulação até tímida diante das melhores práticas internacionais e dos abusos que vemos todos os dias, inclusive contra crianças e adolescentes", diz ele. "Essa gente quer manter um faroeste digital, apenas isso. Em nome dos seus lucros".

Ontem, o ministro da Justiça anunciou nas redes sociais que enviou à análise da Secretaria Nacional do Consumidor denúncias de práticas abusivas por parte das gigantes digitais.

"As plataformas são prestadoras de serviço e, portanto, devem respeitar o Código de Defesa do Consumidor", explica Flávio Dino. "Recebi sucessivos relatos de manipulações e filtros que podem configurar publicidade enganosa e abusiva por parte dessas empresas".

Várias denúncias desse tipo foram feitas nas redes pelo grupo Sleeping Giants Brasil, dando conta que Google, Twitter e outras plataformas estão censurando ou diminuindo o alcance de postagens a favor do PL 2630.

Além de Flávio Dino, o Ministério Público Federal de São Paulo também tratou do assunto. Notificou ontem o Google e a Meta — empresa proprietária do Facebook, Instagram e Whatsapp — sobre denúncias ação de algoritmos de suas plataformas contra o PL das Fake News, cuja votação está prevista para hoje, na Câmara.