Em mensagem homofóbica, aliado de Bolsonaro xinga ministro do STF
Preso nesta semana por envolvimento em possível fraude no cartão de vacinação de Jair Bolsonaro (PL), o advogado e ex-major Ailton Barros atacou ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), chamando um deles de "bicha velha pelancuda" em uma fala homofóbica divulgada pela CNN Brasil, cujo conteúdo foi confirmado pelo UOL.
O que aconteceu:
Nas mensagens, Ailton Barros e o coronel Elcio Franco debateram possibilidades para um golpe de Estado. Eles também discutiram formas de incluir pautas de interesse deles em movimentos golpistas, e o major pede que sugestões cheguem "ao PR", uma sigla para "presidente" e, provavelmente, indicando Jair Bolsonaro.
Em um momento, ele ataca o ministro Alexandre de Moraes: "p** no c* do Xandão sempre" e também levanta a possibilidade de "impeachment" do magistrado que, segundo ele, estava "engavetado no Senado".
Depois, ao mencionar temas relacionados a urnas eletrônicas, cita outro magistrado, não identificado pela CNN, chamado por Ailton de "bicha velha".
As mensagens integram o inquérito da Polícia Federal contra o ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, Mauro Cid. Na semana passada, outros áudios revelavam conversas de Ailton e Cid.
Quem são Elcio Franco e Ailton Barros
Número 2 da Saúde. Franco foi exonerado do Ministério da Saúde quando o ministro Marcelo Queiroga assumiu a pasta. Ele esteve na pasta de julho de 2020 até março de 2021, quando o general Eduardo Pazuello comandava a Saúde.
Franco esteve à frente de algumas das principais ações do ministério no combate à pandemia, incluindo as negociações para a compra de vacinas.
Ailton Gonçalves Moraes Barros, major reformado do Exército, disse saber quem era o mandante da morte da vereadora Marielle Franco e o seu motorista, Anderson Gomes, em março de 2018.
Apresentando-se como "01 do Bolsonaro" na campanha eleitoral, Barros foi preso durante a Operação Venire, que investiga dados falsos sobre a vacinação da covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde.
Barros é advogado e tem 61 anos, de acordo com dados do TSE, além de major reformado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.