Topo

Conteúdo publicado há
11 meses

Lula cobra Fifa sobre Vini Jr.: 'Não podemos permitir o racismo no futebol'

Do UOL, em São Paulo

21/05/2023 20h33Atualizada em 22/05/2023 07h13

O presidente Lula (PT) se pronunciou sobre mais um caso de racismo sofrido pelo jogador Vinicius Júnior hoje, num jogo do Real Madrid contra o Valencia, na Espanha.

Não podemos permitir que o fascismo e o racismo tomem conta dentro de um estádio de futebol."
Lula, durante entrevista coletiva após o G7, no Japão

O que aconteceu

Lula definiu sua fala como "um gesto de solidariedade a um jogador brasileiro, jovem, negro, que joga no Real Madrid". "Ele foi fortemente atacado sendo chamado de macaco."

O presidente do Brasil cobrou medidas da Fifa e da liga espanhola de futebol. "Eu penso que é importante que a Fifa, a liga espanhola e de outros países tomem sérias providências."

Não é possível que, quase no meio do século XXI, a gente tenha o preconceito racial ganhando força em vários estádios de futebol aqui na Europa."

Não é justo que o menino pobre que venceu na vida, que está se transformando possivelmente num dos melhores jogadores do mundo -- certamente do Real Madrid ele é o melhor -- seja ofendido em cada estádio que ele comparece"
Lula

A fala sobre o episódio de Vini Jr abriu a entrevista coletiva no Japão. O petista foi à reunião do G7, grupo que reúne algumas das maiores economias do mundo, como convidado.

Como foi o caso de racismo contra Vini Jr.

O jogo entre Real Madrid e Valencia precisou ser paralisado após Vini Jr. ser alvo de diversos gritos racistas por parte da torcida do Valencia.

Aos 15 minutos do segundo tempo, os torcedores começaram a gritar "mono" — macaco em espanhol — para o brasileiro.

Vinicius Junior começou a discutir com os torcedores do Valencia. O técnico Carlo Ancelotti chamou o atacante no banco de reservas pedindo para que ele se acalmasse.

O brasileiro foi expulso após a reação. A partida foi reiniciada pelo árbitro e o Real Madrid perdeu por 1 a 0.

Ministros de Lula também se manifestaram

Flávio Dino, ministro da Justiça, prestou solidariedade ao jogador no Twitter. "Isso é deplorável, inaceitável e deve ter consequências", disse.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também comentou o caso nas redes sociais: "Mais uma vez vítima de agressões racistas. Independente de brilhar como Vini brilha, o racismo não dá sossego. Vamos trabalhar para superar todo o odioso racismo que jogadores brasileiros ainda sofrem dentro e fora dos campos e das quadras".

O mesmo fez o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. "A postura das autoridades espanholas e das entidades que gerem o futebol é criminosa", disse. Para ele, o caso revela a "inegável conivência com o racismo". "Deixo o meu abraço em Vini Jr e a certeza de que estarei a seu lado na luta pela responsabilização dos que o atacam, mas também dos que se omitem."