Guajajara abandona 'frustração' e fala em 'compromisso renovado' com Lula
A ministra Sônia Guajajara (PSOL) celebrou o resultado do encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta sexta-feira, 26, no Palácio do Planalto e mudou o discurso, da admissão de frustração com o presidente para a postura de "renovação de compromisso".
O que aconteceu:
Guajajara e Marina Silva (Rede) foram convidadas por Lula, nesta sexta-feira, para discutir o impacto da MP que reorganiza ministérios do governo, que afeta, em especial os ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas
"A reunião de hoje com o presidente Lula e colegas ministros foi fundamental para reafirmar nosso compromisso de amparo aos povos indígenas", disse Guajajara. É possível que a demarcação de terras indígenas saia dos Povos Indígenas para ser realocada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), chefiado por Flávio Dino (PSB-MA).
Alteração significativa. Enquanto o Ministério do Meio Ambiente perderia a competência sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), considerado um dos principais dispositivos do governo para o controle do desmatamento no país, que pode seria administrado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, de Esther Dweck.
Também participaram da reunião o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social (Secom). Ao fim do encontro, Guajajara reforçou a importância do diálogo para a garantia dos direitos dos povos originários.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.