Esse conteúdo é antigo

Ação que quer tornar Zambelli inelegível vai para Justiça Eleitoral de SP

O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Benedito Gonçalves decidiu na segunda-feira (10) enviar uma ação de inegibilidade contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para a Justiça Eleitoral paulista.

O que aconteceu?

Gonçalves negou conexão da ação com outro processo contra Zambelli, que também inclui Jair Bolsonaro. A defesa da parlamentar tentou concentrar as investigações no TSE devido a outras investigações que correm na corte.

Para o ministro, concentrar diversos processos no TSE atrasa a análise de ações referentes à Presidência. "Não se justifica a concentração, na Corregedoria-Geral Eleitoral, de todas as ações ajuizadas em quaisquer unidades da federação a respeito de fatos assemelhados, em prejuízo à tramitação célere das ações relativas ao pleito presidencial".

O que diz a ação?

A deputada Samia Bomfim (PSOL-SP) acusa Zambelli de divulgar fake news de propósito "para conquistar apoio político por meio da divulgação de notícias sabidamente inverídicas acerca do sistema eleitoral brasileiro".

Ela pede a cassação e a inegibilidade de Carla Zambelli por 8 anos. "Tais condutas tipificariam abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação social, afetando a normalidade das eleições, viciando o exercício livre e consciente da soberania popular", diz trecho da argumentação de Bomfim.

O UOL buscou a deputada Carla Zambelli e aguarda retorno.

31 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Aldo Alencar de Carvalho

Demorou pra essa cangaceira ficar inelegível.

Denunciar

Paulo Roberto Alves Martins

Nao vejo esses politicos de exttrema-direita fazendo uma proposta de melhoria em qualquer area. Parecem que soh sabem falar de armas, ofensas, xingamentos, processos, exercito, invasao, tiro, bomba, essas coisas.

Denunciar

Maria Alice Viveiros de Castro

Há quem aqui fale de " ditadura" ...na Ditadura nenhum parlamentar passou por um processo para ser cassado. Não tiveram nem uma acusação formal, nem direito a defesa. As ditaduras torturam e matam !

Denunciar