Carla: Aliados de Bolsonaro veem falas de Zema como 'amadorismo político'

A colunista do UOL Carla Araújo apurou que as declarações do atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), foram mal avaliadas por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Durante sua participação no UOL News desta segunda-feira (7), Carla Araújo disse que pessoas próximas ao presidente viram as falas sobre a criação de um consórcio para se opor aos estados do Nordeste como "amadorismo político".

[Auxiliares de Bolsonaro] disseram que a declaração do ex-aliado do ex-presidente não ajuda em nada, que é muito mal colocada. Outra avaliação que foi feita é que mostra um certo despreparo do governador de Minas ao tentar colocar uma ideia como essa e, mais do que isso, mostra um certo amadorismo político de um candidato que está querendo se colocar no páreo ao lado de Tarcísio de Freitas, de Eduardo Leite, como um presidenciável em 2026.

Segundo Carla Araújo, o ex-presidente Jair Bolsonaro quer tentar manter distância da polêmica até quando puder.

Conversando com alguns bolsonaristas e o entorno do ex-presidente Jair Bolsonaro, a primeira avaliação foi: Bolsonaro quer tentar manter distância dessa polêmica, não vai entrar nela até quando puder, tentar evitar entrar nela. Qual a avaliação que foi feita da fala de Zema, que foi um aliado do ex-presidente na ultima campanha? Extremamente infeliz, uma fala considerada muito infeliz, fora de contexto e que dificulta o bolsonarismo em uma região muito importante.

Carla: Ao ignorar contato, Bolsonaro dá 'ghosting' em Carla Zambelli

A colunista Carla Araújo também comentou a respeito da relação entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e a deputada federal Carla Zambelli. Mais cedo, Bolsonaro admitiu em uma entrevista que ignorou as tentativas de contato de Zambelli.

Para a colunista do UOL, ao ignorar os contatos da parlamentar, Bolsonaro dá um 'ghosting' (termo usado para designar o término repentino de um relacionamento) em Carla Zambelli.

Continua após a publicidade

Você não trata uma aliada política como: 'ah, não atendi, não quis saber'. É complicado, é uma deputada que sempre se coloca como uma tropa de choque do bolsonarismo, defendia o ex-presidente de uma forma bem enfática. Agora, é Bolsonaro dizendo que deu ghosting, 'não atendo'. Só faltou falar que bloqueou ela.

Carla Araújo ainda destacou a proximidade que Carla Zambelli teve com Bolsonaro e as consequências que um abandono podem ter.

Temos que ver como tudo isso acontece porque vira aquela coisa: 'O que ela sabe? O que pode dizer? Quanto ela pode eventualmente comprometer o ex-presidente'? É aquela coisa, os amigos a gente mantém perto, os inimigos, o que dizem na política, é manter mais perto ainda.

Governadores do Nordeste não querem esticar caso Zema, diz Sakamoto

O colunista do UOL Leonardo Sakamoto também comentou durante o UOL News a respeito das declarações de Romeu Zema sobre o Nordeste. Segundo o colunista, governadores da região preferem não comentar sobre o caso para não esticar o caso.

Continua após a publicidade

Conversei com dois governadores que pediram reservas, do Nordeste, é claro, e era exatamente esta linha. O pessoal não quis comentar. Falaram: 'Sakamoto, o problema é o seguinte, no final das contas, se a gente comenta, vai estar dando mais estatura para o tamanho que isso tem. A resposta vai aparecer, mas vai aparecer na prática, no dia a dia, através, inclusive, da reação das pessoas'.

"Ou seja, foi tão desastrado que é uma coisa que não precisa de explicação. O próprio Gilson Machado, da base bolsonarista, postou reclamação sobre isso. Bolsonaro se esforçou tanto para trazer o nordeste para perto, aí agora o Zema afasta", completou.

Carla: Aproximação de Bolsonaro com Ricardo Nunes está ligada a objetivos do PL

A colunista Carla Araújo afirmou que a reunião entre Jair Bolsonaro e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, faz parte dos objetivos do PL para as eleições municipais do ano que vem. Bolsonaro, Tarcísio e Ricardo Nunes se reuniram hoje, e o ex-presidente chegou a dizer que ele e o prefeito de São Paulo estão "noivos".

Esse acordo com Ricardo Nunes vem sendo costurado nos últimos meses muito com a atuação do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que tem o objetivo de que o PL faça mais de mil prefeituras no ano que vem. Nesse xadrez de discussão, algumas alianças são consideradas importantes. O PL abre mão [da candidatura], mas quer em troca algumas coisas.

Continua após a publicidade

"É um xadrez que o PL tem com objetivos claros, e essa aliança com Ricardo Nunes, em São Paulo, faz parte dela", finalizou.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 18h, com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes