Oposição cita amizade com Lula, e petistas comemoram decisão de Toffoli
Políticos de direita e de esquerda, de oposição e do governo, reagiram à decisão do ministro Dias Toffoli, do STF, que anulou hoje todas as provas obtidas a partir de delações da Odebrecht. Ele ainda considerou a prisão do presidente Lula (PT) "um dos maiores erros judiciários da história do país".
Apoiadores celebram decisão
Gleisi Hoffmann, presidente do PT, disse que a "decisão exemplar" de Toffoli "confirma o que sempre dissemos sobre a farsa da Lava Jato". Ela ainda afirmou que "os que mentiram, falsificaram provas [...] terão, agora, de responder por seus crimes". A AGU (Advocacia Geral da União) anunciou uma força-tarefa para investigar supostos desvios de agentes públicos durante a Operação Lava Jato.
Wellington Dias escreveu que "a Justiça tarda, mas não falha". O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome também disse que, "como o presidente Lula costuma dizer, eles podem até destruir algumas flores, mas nunca conseguirão deter a chegada da primavera", em referência velada aos membros da Lava Jato.
O senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), líder do governo Lula no Congresso, disse que a condenação do então ex-presidente "poderia até ser o maior 'erro' jurídico da história, mas foi mais que isso, foi uma armação". "Vamos passando limpo a história!", completou.
Líder da oposição cita indicação de 'amigo'
Líder da oposição na Câmara, o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) reagiu à decisão em tom de deboche e criticou indicação de "um amigo" para o STF. "Agora só falta mandar o Estado brasileiro ressarcir o dinheiro da corrupção devolvido por empreiteiras. É isso que acontece quando se indica um amigo pro Supremo", escreveu.
Ex-juiz da Lava Jato, o senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) disse que a "corrupção nos governos do PT foi real, criminosos confessaram e mais de seis bilhões de reais foram recuperados para a Petrobras". Ele afirmou que a Operação ocorreu "dentro da lei, com as decisões confirmadas durante anos pelos Tribunais Superiores".
O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, classificou o entendimento de Toffoli como um "revisionismo histórico". Em publicação com vídeo, ele disse que "o Brasil de hoje reescreve a sua história e deseduca as futuras gerações. Viramos a Pátria das narrativas e da democracia relativa".
Também alvo da Lava Jato, o deputado cassado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha disse que a decisão do STF deixará "o ex-juíz fake [Sérgio] Moro em maus lençóis. Já passou da hora dele e a sua quadrilha serem responsabilizados pelo que fizeram". Cunha foi o pivô do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e, desde então, se tornou inimigo do PT.
Decisão exemplar do ministro Toffoli confirma o q sempre dissemos sobre a farsa da Lava Jato. Cedo ou tarde a verdade sempre vence. Os q mentiram, falsificaram provas, arrancaram depoimentos à força terão, agora, de responder por seus crimes. A história segue restabelecendo a?
-- Gleisi Hoffmann (@gleisi) September 6, 2023
A Justiça tarda, mas não falha. Como o presidente Lula costuma dizer, eles podem até destruir algumas flores, mas nunca conseguirão deter a chegada da primavera!https://t.co/0s4VSAGFT1
-- Wellington Dias (@wdiaspi) September 6, 2023
Poderia até ser o maior "erro" jurídico da história, mas foi mais que isso, foi uma armação! Como historiador, não nego minha satisfação ao ver o roteiro da vida fazendo justiça: as "provas" contra o presidente @LulaOficial, relacionadas à Odebrecht, foram anuladas pelo ministro? pic.twitter.com/4UAPiLpcgd
-- Randolfe Rodrigues (@randolfeap) September 6, 2023
Toffoli determina a anulação de todas provas de corrupção contra lula obtidas no acordo de leniência da Odebretch. Agora só falta mandar o estado brasileiro ressarcir o dinheiro da corrupção devolvido por empreiteiras. É isso que acontece quando se indica um amigo pro Supremo. pic.twitter.com/vQjVgenSfR
-- Carlos Jordy (@carlosjordy) September 6, 2023
A corrupção nos Governos do PT foi real, criminosos confessaram e mais de seis bilhões de reais foram recuperados para a Petrobras. Esse foi o trabalho da Lava Jato, dentro da lei, com as decisões confirmadas durante anos pelos Tribunais Superiores. Os brasileiros viram, apoiaram?
-- Sergio Moro (@SF_Moro) September 6, 2023
Revisionismo histórico: o Brasil de hoje reescreve a sua história e deseduca as futuras gerações.
-- Rogério Marinho (@rogeriosmarinho) September 6, 2023
Viramos a Pátria das narrativas e da democracia relativa. Precisamos resistir. pic.twitter.com/8TnIcA8F5B
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberDecisão importante!
-- Teresa Leitão ? Senadora (@teresaleitao_) September 6, 2023
Toffoli, do STF, anula todas as provas do acordo de leniência da Odebrecht e diz que prisão de Lula foi fruto de 'armação' https://t.co/tQEnn1R4pC
É como diz o ditado: a justiça tarda, mas não falha. https://t.co/2Bw3CX7id2
-- Humberto Costa (@senadorhumberto) September 6, 2023
"Um dos maiores erros judiciários da história do país", "Uma armação fruto de um projeto de poder de determinados agentes públicos". As declarações do Ministro Dias Toffoli comprovam que, sim, @LulaOficial provou da maior injustiça política de sua vida.https://t.co/4W3OVkKg8v
-- Fabiano Contarato (@ContaratoSenado) September 6, 2023
A injustiça, que foi a prisão do presidente @lulaoficial e as "provas" ilegais da República de Curitiba finalmente foram sepultadas por decisão do ministro do STF Dias Toffoli. Vitória da democracia às vésperas do 07 de setembro!
-- Senador Beto Faro (@BetoFaroPT) September 6, 2023
"Já seria possível, simplesmente, concluir que a prisão do reclamante, Luiz Inácio Lula da Silva, até poder-se-ia chamar de UM DOS MAIORES ERROS judiciários da história do país."
-- Erika Kokay (@erikakokay) September 6, 2023
É o que consta na decisão exarada pelo Ministro Dias Toffoli, que decreta nulidade de todos os atos? pic.twitter.com/HygNi7Bmx3
Ministro Toffoli sobre prisão de Lula :
-- Márcio Jerry (@marciojerry) September 6, 2023
"Tratou-se de uma armação fruto de um projeto de poder de determinados agentes públicos em seu objetivo de conquista do Estado por meios aparentemente legais, mas com métodos e ações contra legem (contra a lei)"
ERRO HISTÓRICO
-- Pedro Uczai (@uczai) September 6, 2023
"Um dos maiores erros judiciários da história do país", afirma ministro Toffoli sobre prisão do presidente @LulaOficial pic.twitter.com/9xHiUKmEdh
Deixe seu comentário