Esse conteúdo é antigo

Ibaneis chama pacientes psiquiátricos de 'doidinhos' em evento em Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse hoje que, quando criança, brincava na ala psiquiátrica com os "doidinhos melhores". A declaração foi feita durante cerimônia de aniversário do Hospital de Base de Brasília.

O que ele disse

Governador contou que a mãe era auxiliar de enfermagem no hospital. "Tenho uma memória afetiva com o Hospital de Base", afirmou.

Nos dias em que não podia ficar na escola, que tinha alguma coisa... minha mãe me trazia, ela trabalhava aqui na psiquiatria, logo aqui atrás, e eu ficava aqui brincando com os doidinhos melhores. Acho que é por isso que vem um pouco da minha loucura de trabalhar demais pela população.
Ibaneis Rocha

Chamar quem tem algum transtorno psiquiátrico de "doido" ou "louco" reforça preconceitos. "A sociedade evoluiu muito, mas há uma questão muito forte, algo cultural sobre o assunto. Ainda é comum surgirem brincadeiras desagradáveis com a situação da saúde mental e isso dificulta até mesmo a busca por tratamento", disse o psiquiatra Higor Caldato a VivaBem.

"A psicoeducação, ou seja, ampliar os conhecimentos sobre a doença mental e os processos de tratamentos, é fundamental para eliminarmos os rótulos. Assim, a pessoa consegue ter um tratamento que garanta mais qualidade de vida", continuou.

O UOL entrou em contato com o governo do Distrito Federal. Caso haja resposta, o texto será atualizado.

Deixe seu comentário

Só para assinantes