Esse conteúdo é antigo

Lula diz que Argentina 'precisa de presidente que respeite a democracia'

O presidente Lula (PT) afirmou hoje que a Argentina "precisa de um presidente que respeite a democracia". O país vizinho disputa o segundo turno das eleições presidenciais neste final de semana.

O que Lula disse

Lula não citou nomes, mas apoia informalmente o candidato situacionista Sérgio Massa, atual ministro da Economia de Alberto Fernandéz, aliado do petista. Ele disputa o segundo turno com o extremista de direita Javier Milei, crítico declarado do presidente brasileiro.

Queria pedir que vocês lembrem que o Brasil precisa da Argentina e de que a Argentina precisa do Brasil. [...] Do quanto nós podemos crescer juntos. Para isso é preciso ter um presidente que goste de democracia, que respeite as instituições, que goste do Mercosul, que goste da América do Sul e que pense na criação de um bloco importante.
Lula, na live 'Conversa com o Presidente'

Lula tem retomado a frente em prol da união dos países sul-americanos, uma das marcas do seu primeiro mandato. "O Brasil precisa dos empregos que a Argentina gera no Brasil e dos empregos que o Brasil gera na Argentina, do fluxo comercial entre os dois países e do quanto nós podemos crescer juntos", completou.

O fortalecimento do Mercosul tem sido uma das principais bandeiras: atualmente, o Itamaraty tem tentado fechar o acordo com a União Europeia, em negociação há mais de 20 anos. Isso se choca diretamente com os planos de Milei, que considera a relação com o Mercosul um "estorvo", deseja romper as relações com o bloco e fala em dolarizar a economia argentina.

Hoje, o mundo está divido em blocos, nós precisamos criar o nosso bloco comercialmente para negociar com o resto do mundo. Nós poderemos fazer o acordo do Mercosul com a China, com a União Europeia, com os Estados Unidos.
Lula, em defesa do Mercosul

Milei, que se considera um "anarcocapitalista", também recebeu o apoio explícito do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais.

Agradecimento de Massa

Mesmo sem apoio formal, Massa agradeceu a Lula. Citando uma postagem do presidente brasileiro, o ministro argentino defendeu que os dois países continuem trabalhando "pela defesa da democracia".

Continua após a publicidade

Muito obrigado, querido Lula! Argentinos e brasileiros são irmãos e é muito importante que continuemos trabalhando -- como temos feito até agora -- pela defesa da democracia e das relações entre os nossos países.
Sergio Massa, em resposta a Lula

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.