Verbetes da Wikipedia são transformados em 'santinhos' de deputados

Os textos da Wikipedia sobre alguns deputados federais foram convertidos em peças de propaganda eleitoral. Rafael Lemieszek, editor sênior do site, justifica que isso acontece por se tratar de uma plataforma aberta e colaborativa.

Encerrando o mandato de presidente [da Câmara Municipal] com uma administração austera, economizou e devolveu CR$ 500 milhões para a Prefeitura de Goiânia.
Texto deletado que elogiava o deputado federal José Nelto (PP-GO)

O que aconteceu

Lemieszek afirma que a situação deve piorar em 2024, ano de eleições municipais. Ele aponta que o site sempre trabalha para fazer a correção para uma versão mais neutra sobre cada biografia e eliminar tentativas de exaltação de políticos.

Apoiadores de deputados aproveitam que a Wikipedia pode ser editada por qualquer indivíduo e transformam o texto sobre os parlamentares em uma espécie de santinho eleitoral, cheio de adjetivos elogiosos. Funciona bem como propaganda porque o site é um dos primeiros a aparecer nos buscadores. Os casos compilados pela reportagem não receberam comentários dos envolvidos.

O verbete relativo a José Nelto, por exemplo, foi editado para uma versão bem mais enxuta, que retirou os elogios a respeito do deputado. Não é um caso isolado.

O texto sobre o deputado Sargento Fahur (PSD-PR) descreve o parlamentar como um policial implacável no combate ao crime. Diz ainda que a reputação é reconhecida em todo o território brasileiro.

Ele se tornou nacionalmente conhecido pelo sucesso nas operações que liderou e também pela linha dura em sua atuação como policial militar rodoviário quando, juntamente com sua equipe, realizou grandes apreensões de entorpecentes.
Trecho do verbete que ainda está no ar do Sargento Fahur (PSD-PR)

Outro exemplo é o verbete do senador Hiran Gonçalves (PP-RR), que discorre sobre seus feitos na área da saúde, citando, sem fonte destacada, que foi o parlamentar que mais liberou recursos para saúde de Roraima.

Atualmente, preside a Comissão Especial dos Planos de Saúde, colegiado responsável por reformar a legislação que trata sobre a saúde suplementar. Por conta da grande atuação parlamentar, tornou-se vice-presidente nacional do Progressistas e preside a sigla partidária em nível estadual. O deputado Hiran Gonçalves foi o parlamentar que mais liberou recursos para serem investidos na saúde pública do estado de Roraima.
Trecho do verbete que ainda está no ar sobre Hiran Gonçalves (PP-RR)

Continua após a publicidade

Fontes e referências inexistentes

A Wikipedia tem como regra lastrear suas informações em publicações renomadas e de credibilidade, como livros, revistas e jornais, explica Rafael Lemieszek, editor do site desde 2008.

Mas há jeitos de contornar isso. O verbete de Sargento Fahur tem como fontes links que não funcionam mais, como a reportagem intitulada "Sargento Fahur já ficou conhecido como Capitão Nascimento do Paraná".

Já com Hiran Gonçalves, ao se pesquisar as edições anteriores de seu verbete, há uma observação de que o usuário foi "bloqueado por tempo indeterminado porque as evidências dos verificadores confirmam que o(a) proprietário(a) usou abusivamente múltiplas contas".

Outro problema na biografia de Nelto é que seu texto foi editado por usuários que não são mais ativos. É frequente que verbetes exaltando políticos sejam alterados por usuários recém-cadastrados, afirma Lemieszek.

Ele explica que os editores mais antigos conseguem acompanhar o trabalho de recém-chegados e costumam monitorar seus textos justamente para evitar problemas e corrigir o material.

Continua após a publicidade

O editor exalta a natureza colaborativa da Wikipedia. A enciclopédia virtual não tem dono e é escrita por editores voluntários. No país, existe o Wiki Movimento Brasil, do qual Rafael faz parte, que colabora na ampliação da discussão para que os verbetes sejam neutros.

Ele diz que o movimento busca o maior número possível de pessoas confeccionando um texto. Desta maneira, múltiplas vozes e opiniões participam da edição. O resultado contempla diferentes pontos de vista e, por causa desta diversidade de opiniões, traz a buscada neutralidade.

Lemieszek afirma que os casos de textos que viram santinhos sempre são encontrados e alterados, até porque existe um link para denúncias. O que varia é a velocidade em que a irregularidade é percebida.

Texto de políticos importantes ou candidatos a prefeito de grandes cidades, governadores, senadores e presidentes são muito consultados, então a descoberta é rápida.

A situação demora quando são pessoas na disputa eleitoral em pequenas cidades. Como no ano que vem haverá eleições municipais, com inúmeros candidatos, o número de casos deve aumentar.

Trata-se de uma atualização. Em vez de fazer o santinho, faz-se hoje uma página na Wikipedia. É mais uma forma de promoção. Não está proibido que, durante uma campanha política, dentro do jogo democrático, alguém possa dourar a pílula para se vender melhor, mas isso assume que o eleitor terá todas as informações disponíveis. Como isso pode produzir vieses na opinião do eleitor, é importante ter em conta como, porquê e quem está utilizando a rede.
Eduardo Grin, cientista político da FGV

Continua após a publicidade

A reportagem procurou os parlamentares citados, mas não obteve resposta. O texto será atualizado caso eles se pronunciem.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes