'Dia histórico', diz Tarcísio após Alesp aprovar privatização da Sabesp

O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) comemorou hoje a aprovação do projeto de lei que privatiza a Sabesp, companhia de água e esgoto do estado. "Dia histórico para São Paulo", declarou.

O que aconteceu

Governador elogiou "bravos parlamentares" da Alesp, a Assembleia Legislativa de São Paulo, após confusão. Antes da votação, grupos populares contrários à privatização entraram em confronto com a Polícia Militar, que usou gás lacrimogêneo e cassetete contra os manifestantes.

"Vocês estão ajudando a construir um novo futuro", escreveu o governador na rede social X ao argumentar que privatização "ajudará a construir um legado de universalização do saneamento".

Oposição não votou após confusão com a PM

Após a confusão entre a PM e os manifestantes, deputados da oposição não voltaram para o Plenário. Mesmo assim, após suspensão de cerca de 1h30, o presidente da Alesp, André do Prado (PL), seguiu com a sessão.

Foram 62 votos a favor e apenas um contrário —o da deputada Delegada Graciela (PL). Eram necessários 48 votos para a aprovação do texto. Agora, o texto vai para sanção do governador, que foi um dos principais apoiadores da proposta.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.