Conteúdo publicado há 11 meses

Não tem time invicto todo o campeonato, diz Padilha após derrubada de vetos

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, comentou hoje a derrubada dos vetos presidenciais pelo Congresso nesta semana e fez um balanço do ano do governo.

O que aconteceu

Padilha disse que o governo vai continuar "dialogando" com setores econômicos sobre o tema da desoneração.

Não tem time campeão invicto durante todo o campeonato. O governo termina o ano ganhando todas as decisões, todos os jogos decisivos do Congresso Nacional. Alexandre Padilha

Acreditamos que é possível medidas mais defensáveis para o tema da desoneração. Não foi um debate sobre mérito da desoneração. O governo está dialogando com setores econômicos. Alexandre Padilha

Apesar dos vetos, Padilha comemorou a reforma tributária aprovada e ressaltou que a expectativa agora é para a promulgação, o que, segundo ele, seria o "presente de Natal". "Este ano termina muito bem."

A reforma tributária simplifica a vida do micro, médio e grande empresário, acaba com a balbúrdia tributária, faz imposto zero para cesta básica e passa a cobrar imposto de quem tem jetski e iate. Alexandre Padilha

Primeiro orçamento do governo Lula

A prioridade do governo passa ser concluir a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do orçamento, segundo o ministro. "Tivemos uma semana muito importante no Congresso Nacional, uma semana histórica para o país. Um passo muito importante junto a aprovação do relatório da lei de diretrizes orçamentárias para consolidar esse bom ambiente do Brasil."

Padilha destacou que o governo trabalha para a aprovação do primeiro orçamento do governo Lula, investimento em habitação, poupança para alunos do ensino médio, e ressaltou a taxa de crescimento maior, inflação controlada e desemprego menor. "Há sete anos isso não acontecia no Brasil."

Continua após a publicidade

Com isso, Padilha disse que o governo busca o "equilíbrio macroeconômico consolidado". Ele disse que no ano passado o Brasil teve déficit é que o governo trabalha para que este ano seja um terço menor do que ano passado. "O governo vai continuar perseguindo do déficit zero no próximo ano, com uma trajetória decrescente."

Articulação para pré-campanha municipal

Padilha não comentou a expectativa de a ex-prefeita Marta Suplicy fazer parte da campanha do pré-candidato e deputado federal, Guilherme Boulos (PSOL-SP), à prefeitura de São Paulo.

Ela tem uma grande experiência na periferia de São Paulo. Certamente vai ter uma influência no debate sobre o destino da cidade de São Paulo. Alexandre Padilha

Integrantes do movimento MTST chegaram ao evento, que terá participação de Lula, antes das 8h. No espaço Copa do Povo, em Itaquera, na zona leste de São Paulo, bandeiras de movimentos sociais se misturavam com uma faixa em que o presidente aparece em apoio a Boulos (PSOL-SP).

Deixe seu comentário

Só para assinantes