CGU investigará Conab por possíveis irregularidades em importação de arroz

A CGU (Controladoria-Geral da União) anunciou nesta quarta (12) que abrirará uma investigação sobre possíveis irregularidades na importação de arroz pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

O que aconteceu

Investigação foi aberta a pedido da própria Conab. A companhia pediu à controladoria que apurasse a regularidade do procedimento de leilão e se colocou à disposição para ajudar na apuração, por meio da disponibilização de documentos e outras medidas.

Corregedoria da Conab está conduzindo investigação interna. A companhia também acionou a Polícia Federal, que colabora no esclarecimento dos fatos.

Mais de 250 mil toneladas de arroz importadas foram arrematadas no leilão. A medida se fez necessária após fortes chuvas atingirem o Rio Grande do Sul, uma das principais regiões produtoras do item no país.

Empresas não tinham capacidade para entrega

Sorveterias e locadoras de máquinas foram algumas das firmas escolhidas pela Conab. Um novo leilão deve ser realizado, mas ainda não tem data definida.

Leilão foi suspenso na terça (11) pelo governo após denúncias. No mesmo dia, o secretário de Política Agrícola Neri Geller pediu demissão. Uma das denúncias envolvia a participação no leilão de uma corretora pertencente a um ex-assessor seu.

Governo negou irregularidades. "[Não houve] nenhum fato que gere qualquer tipo de suspeita. Mas que, de fato, gerou um transtorno e por isso ele colocou hoje de manhã o cargo à disposição", afirmou Carlos Fávaro, ministro da Agricultura.

Deixe seu comentário

Só para assinantes