Após multa por apoiar Boulos, Lula elogia Marta, pré-candidata a vice em SP
O presidente Lula (PT) elogiou Marta Suplicy (PT), ex-prefeita e pré-candidata à vice-prefeitura de São Paulo na chapa de Guilherme Boulos (PSOL), no primeiro evento em São Paulo após ser multado por campanha antecipada.
O que aconteceu
Lula fez afagos a Marta e não mencionou Boulos em discurso. O presidente elogiou a gestão de Marta à frente da prefeitura da capital paulista, entre 2001 e 2004.
Presidente disse que Marta não foi reeleita por "preconceito". Na avaliação do petista, Marta governou principalmente pelos mais pobres e não foi reeleita por isso, apesar dos índices de aprovação à época. Pesquisa Datafolha de março aponta que Marta aparece numericamente à frente no ranking de melhor prefeito de São Paulo dos últimos 40 anos.
Marta voltou ao PT neste ano com apoio de Lula. A ex-prefeita e ex-senadora havia deixado o partido em 2015, mas voltou à legenda neste ano por convite do presidente para compor a chapa com Boulos. A candidata a vice na chapa de Boulos não falou durante o evento.
Evento do governo Lula foi na zona leste de São Paulo. O presidente participou hoje da cerimônia de início da construção do novo campus da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) em Itaquera, e de uma unidade do Instituto Federal na Cidade Tiradentes, ambos na zona leste da capital paulista.
Boulos discursou em tom de campanha
Boulos disse que a inauguração marca a diferença no tratamento da população periférica no governo Lula. Antes da fala do presidente, o deputado do PSOL atacou o projeto de criação de escolas militares no estado, sancionada por Tarcísio de Freitas, aliado do principal adversário de Boulos à Prefeitura, o atual ocupante do cargo, Ricardo Nunes.
"Policial é muito bom na segurança, mas na sala de aula tem que ter professor, professor valorizado", disse Boulos. Ele foi recebido com coro de "prefeito" do público, composto principalmente por movimentos sociais da zona leste de São Paulo. Pesquisa Quaest divulgada nesta semana mostrou que Boulos pontua mal entre o eleitorado paulistano mais pobre.
Primeiro evento público de Lula com Boulos após multa por campanha antecipada. Foi a primeira vez que o presidente esteve ao lado do pré-candidato à Prefeitura de São Paulo desde que ambos foram condenados por campanha antecipada pelo juiz eleitoral Paulo Sorci, da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo. Em ato de 1° de Maio, Lula pediu explicitamente voto em Boulos antes do início oficial da campanha, o que contraria a lei eleitoral.
Lula deve pagar R$ 20 mil em multa, e Boulos, R$ 15 mil. As defesas de ambos disseram que vão recorrer da decisão.
Deixe seu comentário