Topo

OPINIÃO

Tales: Plano homicida contra Lula tem caráter mais violento que golpe de 64

Colaboração para o UOL

20/11/2024 11h40

O plano de golpe que previa o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes mostrou-se mais violento do que o golpe militar de 1964, disse o colunista Tales Faria no UOL News desta quarta (20).

Ontem, a Polícia Federal prendeu quatro militares das Forças Especiais, os chamados "kids pretos" e um policial federal suspeitos de envolvimento em um plano golpista contra o resultado das eleições presidenciais de 2022. As investigações da PF expuseram o radicalismo de Mario Fernandes, general da reserva e ex-número dois da Secretaria-Geral da Presidência do governo Bolsonaro. Ele foi um dos detidos na operação.

Esse golpe tem no seu planejamento uma característica homicida mais violenta do que o golpe militar de 1964. Lá atrás, não se planejava a morte de João Goulart, que se mandou do país. Não houve uma violência premeditada como essa, com as mortes do presidente, do vice e de um ministro do STF. É um golpe homicida em sua essência.

Esses homicídios todos, e talvez por aí tenha uma parte da vergonha que está causando na direita e nos próprios aliados de Bolsonaro, foram planejados dentro do Palácio do Planalto, na casa do candidato a vice do Bolsonaro [o general Braga Netto]. A impressão do documento que propunha esse golpe e detalhava como seriam esses homicídios foi feita no Planalto.

Depois, foi conversado sobre esse documento na casa do Braga Netto, com [o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro] Mauro Cid, o general Mario, que o escreveu propondo os assassinatos... É um golpe com características mais violentas do que o planejado em 64. Tales Faria, colunista do UOL

Para Tales, caso o plano golpista fosse cumprido, o resultado seria um regime ditatorial ainda pior que o vivido pelo Brasil após 1964. O colunista destacou a relevância do general Freire Gomes, que se recusou a participar da trama.

Viria uma ditadura pior do que a de 64. Era assim que eles estavam pensando; um perigo. Todos os casos citados têm o envolvimento desses 'kids pretos'. É hora de o governo, militares e Exército pararem para pensar no que farão com os 'kids pretos'. Eles podem continuar existindo?

O general Freire Gomes vai passar para a História como um sujeito extremamente importante para a defesa da democracia. Para dar o golpe, Braga Netto precisava da unanimidade do comando militar. Comandante do Exército, Freire Gomes não aceitou e até correu riscos, porque havia risco de essa gente atentar contra ele. Tales Faria, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h. Aos sábados às 11h e 17h, e aos domingos às 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Vivo TV (canal nº 613) Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no UOL Play.

Veja a íntegra do programa:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tales: Plano homicida contra Lula tem caráter mais violento que golpe de 64 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política