Topo

Esse conteúdo é antigo

Espanha proíbe deslocamentos no país para frear expansão do coronavírus

Do UOL, em São Paulo

14/03/2020 11h06Atualizada em 14/03/2020 12h38

O governo da Espanha proíbe, a partir de segunda-feira (16), qualquer deslocamento que não seja por motivo de força maior. A medida, gerada por conta do novo coronavírus, vale a partir das 8h de depois de amanhã, segundo a imprensa local. O estado de emergência deve valer por 15 dias, de acordo com um decreto que ainda está em preparação. O governo ainda irá fazer um anúncio oficial sobre as medidas.

Os cidadãos, porém, poderão sair de suas casas para trabalhar e comprar comida ou medicamentos.

O objetivo do governo é frear a expansão da covid-19. De ontem para hoje, o número de infectados pelo novo coronavírus na Espanha saltou para 5.753, um aumento de mais de 1.500 casos em cerca de 24 horas.

As mortes pelo novo coronavírus no país chegaram a 136, segundo dados do governo divulgados hoje.

A Espanha possui o pior quadro na Europa depois da Itália, que já registra mais de 17.600 casos de infecção.

Medidas

O governo dirá a todos espanhóis que mantenham-se em casa exceto se precisarem comprar comida, ir à farmácia e hospitais, trabalhar ou lidar com outras emergências, de acordo com o rascunho da medida.

Os transportes públicos serão restringidos, e operações de linhas aéreas, trens, ônibus e embarcações deverão reduzir seus serviços ao menos pela metade, enquanto qualquer avião, trem, ônibus ou outros meios de transporte só poderão circular com um terço da capacidade.

O decreto, no entanto, não prevê o fechamento das fronteiras do país.

Empresas serão obrigadas a deixar seus funcionários trabalharem de forma remota, enquanto procedimentos judiciais serão suspensos.

O ministério do Interior da Espanha controlará todas forças policiais, inclusive locais e regionais, durante o período de emergência de 15 dias.

Os ministérios de saúde e de transportes também poderão se sobrepor a algumas autoridades locais e regionais.

Madri declarada zona de risco

A capital espanhola apresenta perigo de contágio de pessoa a pessoa com o coronavírus, divulgou o Instituto Robert Koch, da Alemanha. O instituto de saúde alemão Robert Koch ampliou neste sábado (14/03) as zonas internacionais de risco do novo coronavírus, com a inclusão de Madri.

A cidade foi classificada como área em que "se pode concluir que haja uma transmissão continuada do vírus de pessoa a pessoa".

Procissão de Páscoa suspensa

A cidade de Sevilha decidiu neste sábado suspender as famosas procissões da Semana Santa, previstas de 5 a 12 de abril, ante o avanço do novo coronavírus na Espanha.

"O conselho de irmandades, a prefeitura de Sevilha e a arquidiocese concordam em suspender os desfiles da procissão da Semana Santa de 2020", anunciou em um comunicado o consistório sevilhano.

"A saúde pública e o interesse geral estão em jogo", completa o comunicado, que considera "dolorosa" a decisão que frustra meses de preparativos. A suspensão anterior da Semana Santa sevilhana aconteceu em 1933.

Assim, entre o Domingo de Ramos (5 de abril) e o Domingo da Ressurreição (12 de abril) não poderão sair às ruas em procissão mais de 50 grupos católicos da cidade.

A medida foi adotada para evitar o risco de contágio entre a multidão.

(Com Reuters, AFP e DW)

Coronavírus liga alerta pelo mundo