Topo

Esse conteúdo é antigo

Plano SP amplia horário para bebida em restaurante na capital e 5 regiões

Leonardo Martins, Rafael Bragança e Allan Brito

Do UOL, em São Paulo, e colaboração para o UOL

19/02/2021 13h29

O governo paulista anunciou hoje que estendeu o horário para o consumo de bebida alcoólica em restaurantes para regiões do estado que estão na fase amarela do Plano São Paulo, passando das 20h para as 22h. Na nova reclassificação do plano que coordena as medidas de flexibilização da quarentena, duas regiões progrediram de fase e duas regrediram, mas a região da Grande São Paulo, que inclui a capital, segue na amarela.

Junto com a região mais populosa do estado, outras cinco aparecem na fase amarela: Araçatuba, Sorocaba, Registro, Baixada Santista e Campinas. Em todas elas valerá a nova regra do aumento do horário para o consumo de bebidas alcoólicas em restaurantes. Já nas fases laranja e vermelha, segue a restrição de horário até as 20h.

Segundo a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, a decisão foi tomada após conversas com representantes do setor de bares e restaurantes.

mapa - Reprodução - Reprodução
Mapa da reclassificação do Plano São Paulo de hoje
Imagem: Reprodução

"Através do diálogo, um protocolo foi revisado. O consumo de bebida alcoólica em restaurantes, que estava proibido após as 20 horas, pode ser realizado até 22 horas, com todos os protocolos, respeitando a capacidade de 40% [de ocupação máxima dos estabelecimentos]", afirmou Patricia durante entrevista coletiva do governo paulista sobre a pandemia de covid-19.

Esse modelo está sendo revisado com a permissão da venda e consumo em regiões da fase amarela, mas [a restrição] continua valendo nas fases laranja e vermelha. Essa atualização foi com base no trabalho constante com os setores.
Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo

Interior preocupa

Na reclassificação de hoje, a região de Franca passou da vermelha, mais restritiva, para a laranja, enquanto Sorocaba foi da laranja para a amarela. Já Presidente Prudente foi da amarela direto para a vermelha, e Barretos passou da laranja para a que determina apenas o funcionamento de atividades essenciais.

A atualização aponta a continuidade da piora dos índices da pandemia em regiões do interior do estado como Araraquara, que já vive um colapso do sistema de saúde, com a falta de leitos, e entrou em lockdown nesta semana.

Bauru, Barretos e Presidente Prudente completam a lista de regiões que mais preocupam o governo estadual, já que todas estão com mais de 80% de ocupação dos leitos de UTI.

A nova reclassificação do Plano São Paulo começa a valer a partir de segunda-feira (22). A última atualização havia sido feita há duas semanas, no dia 5 de fevereiro. Esta foi a 22ª reclassificação desde o início da quarentena no estado, em março do ano passado.

Com exceção da nova regra para o consumo de bebida alcoólica, as determinações do Plano São Paulo seguem as mesmas. Na fase amarela, restaurantes podem funcionar por até dez horas diárias e demais estabelecimentos por 12 horas. O atendimento presencial pode ser feito até as 22h, mas os bares têm que fechar mais cedo, às 20h.

Na fase laranja, serviços não essenciais podem funcionar apenas por oito horas diárias, com fim do atendimento presencial às 20h. O consumo presencial em bares fica proibido. Já na vermelha, apenas atividades essenciais podem funcionar.

Internações aumentam

Segundo os dados apresentados hoje pelo governo paulista, as internações apresentaram leve alta na última semana, indicando que a pandemia segue levando mais pessoas às unidades de saúde. A média móvel diária de novos casos chegou a cair 14%, mas o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, lembrou dados podem ter sido represados por conta do feriado do Carnaval. A média de mortes também apresentou leve queda.

O sistema público de saúde segue pressionado pela piora da pandemia, apesar de apresentar índice menor de ocupação de leitos de UTI, que agora estão em 66,7% no estado - na semana passada o índice era de 67,2%. O número, entretanto, pode ser maquiado pela abertura de novos leitos, como foi feito, por exemplo, em Araraquara.

A região com a situação mais crítica quanto à ocupação de leitos de UTI segue sendo a de Bauru, onde há uma semana houve protesto com a participação da prefeita Suéllen Rosim (Patriota) e o dono das lojas Havan, Luciano Hang, contra o fechamento do comércio. A região tem no momento 93,2% dos seus leitos de UTI ocupados.

Atualmente, 6.147 pessoas estão internadas em UTIs do estado com a covid-19 e outros 7.003 pacientes se recuperam em enfermarias.