Topo

Dia D: SP faz hoje mutirão para atrasados na 2ª dose da vacina contra covid

São Paulo faz mutirão para aplicação de segunda dose da vacina contra covid-19  - JURANIR BADARÓ/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
São Paulo faz mutirão para aplicação de segunda dose da vacina contra covid-19 Imagem: JURANIR BADARÓ/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

05/06/2021 04h00

O governo de São Paulo faz hoje um "Dia D" para a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 para quem está atrasado. O mutirão é realizado em parceria com os municípios paulistas e tem como objetivo imunizar mais de 500 mil pessoas que não compareceram para completar o ciclo vacinal.

São mais de 5.000 pontos de vacinação abertos das 7h às 18h. O público-alvo são pessoas que estão mais de 28 dias atrasadas com relação a doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, ou mais de 12 semanas atrasadas da Covishield, imunizante produzido pela Universidade Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

A vacina da Pfizer não estará sendo distribuída no mutirão.

"É fundamental que as pessoas busquem os postos de vacinação para tomar a segunda dose. Esta será uma grande mobilização com todos os municípios para buscar as pessoas que ultrapassaram o prazo de tomar a dose dois da vacina. A pessoa só estará totalmente protegida após as duas doses dos imunizantes", explica a coordenadora do PEI (Programa Estadual de Imunização), Regiane de Paula.

Entre os que ainda não tomaram a segunda dose da vacina de Oxford, 80% são idosos de 80 a 89 anos de idade. Os outros 20% são profissionais de saúde.

A Secretaria Estadual da Saúde enviou em maio 279.815 doses extras da CoronaVac para 500 cidades do estado exclusivamente para a aplicação da segunda dose. O número foi informado pelas prefeituras em consulta realizada pelo Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde).