Topo

Esse conteúdo é antigo

Vecina: Casos caem nas capitais, enquanto covid segue para interior

Colaboração para o UOL, no Rio

07/02/2022 10h11Atualizada em 07/02/2022 18h53

O fundador e ex-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) Gonzalo Vecina disse, no UOL News, desta manhã, ver a variante ômicron do novo coronavírus indo para o interior, depois de ter seus primeiros contaminados nas capitais. Para o médico sanitarista, essa é uma tendência que pode ser observada diante da diminuição do número de casos nas grandes cidades do país.

"Vamos ter uma queda do número de casos nas capitais, enquanto a doença caminha para o interior. Neste momento, o interior está começando a sofrer as consequências disso", disse Vecina à apresentadora do Canal UOL Fabíola Cidral.

Ao falar da evolução da ômicron nos outros países, o sanitarista disse que a variante tem um ciclo de contaminação que dura de oito a 10 semanas. Para ele, essa situação também já pode ser observada nas primeiras cidades brasileiras que tiveram casos da variante.

É um ciclo de oito a 10 semanas em que há a subida e o início da descida. Em 10 semanas, mais ou menos, você tem uma normalização, fica com número de casos diários pequeno, mas mantém, que são as pessoas suscetíveis, que até agora não tinham sido encontradas pelo vírus
Gonzalo Vecina

De acordo com levantamento feito pelo Infotracker —plataforma de monitoramento de dados da USP e da Unesp (Universidade Estadual Paulista) a pedido do UOL, a variação de internações por covid-19 no estado de São Paulo, apesar de se manter em um patamar alto, apresentou uma desaceleração no mês de fevereiro, na comparação com janeiro

Lembrando que os primeiros casos da ômicron no Brasil ficaram mais intensos no fim de dezembro, Vecina vê o país entre a quarta e a quinta semana do ciclo de infecção da variante.

"Começamos mais pesadamente essa crise com a ômicron no Brasil no final de dezembro, início de janeiro... observando o que está acontecendo e o que aconteceu nos outros países, é parecido com o que aconteceu na África do Sul, em alguns países da Europa", disse Vecina.