Londres pede a países do sudeste da Ásia que lutem contra "demônio" do EI

Em Jacarta (Indonésia)

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, começou nesta segunda-feira (27) uma viagem pelo sudeste da Ásia para reforçar os laços comerciais e pediu que os países da região contribuam para lutar contra o "demônio" encarnado pelo Estado Islâmico (EI).

Ao chegar à Indonésia, primeira etapa desta viagem de quatro dias, Cameron se reuniu em Jacarta com o presidente Joko Widodo, e ambos insistiram na necessidade de lutar contra o grupo jihadista.

"Entramos em acordo para reforçar nossos esforços comuns para lutar contra a ameaça terrorista e também contra o discurso extremista", disse Cameron em uma entrevista coletiva.

O Reino Unido apresentou um plano de ajuda para a luta antiterrorista à Indonésia, que luta há décadas contra os extremistas islamitas. Segundo o governo, até 500 indonésios estariam lutando contra o EI, que controla vastos territórios na Síria e no Iraque.

A ajuda de Londres inclui assessoramento para a segurança dos aeroportos, cooperação nas investigações, assim como a formação de policiais indonésios no Reino Unido, explicou Cameron.

O primeiro-ministro britânico também falará da luta contra o jihadismo em seu encontro previsto nesta semana na Malásia com o primeiro-ministro do país, Najib Razak.

O EI "é uma das maiores ameaças que nosso mundo enfrenta", disse Cameron pouco antes de sua viagem, a primeira fora da Europa desde que foi reeleito, em maio.

Além da Indonésia e da Malásia, ele também planeja visitar Cingapura e Vietnã, em um giro centrado nos intercâmbios comerciais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos