Clínica médica é atacada após tragédia em hospital na cidade síria de Aleppo

Em Aleppo

  • Ameer Alhalbi/AFP

    Sírios evacuam edifícios destruídos após ataques aéreos em Aleppo

    Sírios evacuam edifícios destruídos após ataques aéreos em Aleppo

Bombardeios em Aleppo voltaram a semear a morte nesta sexta-feira com mais de 20 civis mortos, enquanto que um acordo russo-americano para diminuir a tensão na Síria deve entrar em vigor nas próximas horas.

Um ataque aéreo do regime atingiu uma clínica médica na parte rebelde de Aleppo, ferindo várias pessoas, 24 horas depois do ataque a um hospital que deixou dezenas de mortos na segunda maior cidade da Síria.

"A terra está tremendo sob os nossos pés", testemunhou um habitante do bairro popular de Bustan al-Qasr, que voltou a ser alvo nesta sexta-feira dos ataques intensos da força aérea do regime do presidente Bashar al-Assad.

"Os bombardeios não pararam durante a noite e nós não dormimos", relatou à AFP.

Para os habitantes de Aleppo, a trégua imposta pelos russos e americanos ao regime sírio e aos rebeldes desde o final de fevereiro é uma memória distante.

Mais de 200 civis foram mortos em uma semana nos ataques que atingem a cidade do norte, dividida desde 2012.

Os ataques aos bairros rebeldes fizeram nesta sexta-feira ao menos 11 novas mortes, incluindo mulheres e crianças, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Já nos bairros controlados pelo regime, 13 mortes foram confirmadas.

Um correspondente da AFP na parte rebelde da cidade contabilizou pelo menos dez ataques aéreos, enquanto equipes de resgate e paramédicos trabalhavam incansavelmente de bairro em bairro.

Segundo ele, a clínica atingida, localizada em Marje, um bairro no leste, foi parcialmente destruída. "É um estabelecimento de serviço aos civis, não há presença armada aqui", ressaltou o diretor do local, Hassan al-Ahmad.

Oração cancelada

Por medo de novos bombardeios, a oração da sexta foi suspensa pela primeira vez nas regiões rebeldes, de acordo com uma autoridade religiosa.

"Por causa da sangrenta campanha dirigida pelos inimigos da Humanidade e da religião em Aleppo, e por causa do risco que implica fieis reunidos ao mesmo tempo em um local, o majlis sharii [conselho religioso] recomenda, pela primeira vez, que as mesquitas suspendam a oração de sexta-feira", afirma a autoridade religiosa em um comunicado.

A oração de sexta-feira, a mais importante da semana para o Islã, deve ser realizada em uma mesquita e reúne, no geral, um grande número de fiéis. O majlis sharii é uma instância religiosa que afirma ser independente e se formou nos bairros rebeldes depois que a cidade entrou em guerra.

A ONU considerou "imperdoável" o ataque ao hospital, e seu chefe Ban Ki-moon pediu que "justiça seja feita para estes crimes".

Ban condenou os "recentes bombardeios indiscriminados pelas forças do governo e grupos de oposição e as táticas terroristas dos extremistas". Ele pediu que todos os beligerantes "cessem imediatamente as hostilidades".

O regime de Bashar al-Assad negou que tenha bombardeado o hospital, e o ministro da Informação, Omran al-Zoabi, chegou a alegar que a propriedade não existe.

Os Estados Unidos manifestaram na quinta-feira à noite "indignado" pelos ataques que visaram "deliberadamente um edifício médico conhecido".

'Desastre humanitário'

A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), que apoiava o hospital, condenou o ato "revoltante que visou mais uma vez um centro médico na Síria". Este era "o principal centro pediátrico da região", informou a ONG. O último médico pediatra da área morreu no ataque.

Frente a mais esta carnificina, o enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, pediu à Rússia e aos Estados Unidos, patrocinadores da trégua em vigor desde 27 de fevereiro, a adotarem "medidas urgentes".

Para o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Aleppo está "no limiar de um desastre humanitário". "Em toda a parte, é possível ouvir as explosões mortais, bombardeios e aviões sobrevoando a área", relatou Valter Gros, representante do CICV na cidade.

"As pessoas vivem no fio da navalha. Todos temem por suas vidas", acrescentou.

O alto comissário da ONU para os direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al Hussein, denunciou por sua vez "o desprezo pelas vidas dos civis por todas as partes no conflito".

Neste contexto, um acordo russo-americano foi anunciado sobre a entrada em vigor de um "processo de para diminuir a tensão" no sábado de manhã em duas frentes, mas não em Aleppo, de acordo com fontes sírias e russas.

"A partir de sábado às 1h00 da manhã (20h00 de sexta no horário de Brasília), entra em vigor um relaxamento que inclui as regiões de Ghouta Oriental, Damasco e Latakia", segundo o comando do exército sírio.

A ONU advertiu na quinta-feira que centenas de milhares de sírios podem não receber ajuda de emergência, caso os combates prossigam.

A guerra neste país está em seu sexto ano e já fez mais de 270.000 mortos, além de forçar metade da população ao exílio.

)uolbr_tagAlbumEmbed('tagalbum','47282+AND+5609', '1')

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos