Topo

Show Venezuela Aid Live arrecadou 2,5 milhões de dólares

22.fev.2019 - O autodeclarado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, vai ao "Venezuela Live Aid", acompanhado do presidene da Colômbia, Juan Duque (ao seu lado) - LUIS ROBAYO/AFP
22.fev.2019 - O autodeclarado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, vai ao "Venezuela Live Aid", acompanhado do presidene da Colômbia, Juan Duque (ao seu lado) Imagem: LUIS ROBAYO/AFP

28/02/2019 16h25

O show Venezuela Aid Live, promovido pelo bilionário britânico Richard Branson para angariar fundos para ajudar o país petrolífero, arrecadou 2,5 milhões de dólares em uma semana, informaram os organizadores nesta quinta-feira.

A iniciativa, que envolveu dezenas de artistas de língua espanhola no dia 22 de fevereiro na cidade colombiana de Cúcuta, pretende arrecadar 100 milhões de dólares em 60 dias.

"O dinheiro arrecadado será usado para ajuda humanitária", disse a organização em um comunicado.

Segundo os organizadores, cerca de 370.000 pessoas assistiram ao mega-concerto em que participaram os colombianos Maluma, Juanes e Carlos Vives; os espanhóis Alejandro Sanz e Miguel Bosé; os mexicanos Maná e os venezuelanos José Luis Rodríguez (El Puma), Ricardo Montaner e Chino e Nacho, entre outros.

O show foi o prelúdio de uma fracassada tentativa de entrada de ajuda humanitária enviada principalmente pelos Estados Unidos à Venezuela através da Colômbia e do Brasil, a pedido do líder da oposição Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela por cinquenta nações.

O presidente chavista Nicolás Maduro impediu a entrada de alimentos e suprimentos médicos.

Os confrontos entre manifestantes exigindo a passagem da ajuda e as forças chavistas nos postos de fronteira deixaram centenas de feridos e quatro mortos.

A violência forçou Guaidó a ordenar a retirada dos manifestantes e da ajuda.