Topo

Esse conteúdo é antigo

Exército encontra caixas-pretas de avião militar que caiu nas Filipinas

Vista do local depois que o avião caiu nas Filipinas; gravadores de voo serão enviados para os EUA - Joint Task Force Sulu/Handout via Reuters
Vista do local depois que o avião caiu nas Filipinas; gravadores de voo serão enviados para os EUA Imagem: Joint Task Force Sulu/Handout via Reuters

Em Manila (Filipinas)

06/07/2021 11h31Atualizada em 06/07/2021 11h34

As forças de segurança filipinas encontraram as caixas-pretas do avião de transporte militar que caiu no último domingo (4) em uma plantação de coqueiros, acidente no qual morreram 52 pessoas, disse hoje exército do país.

Este foi um dos acidentes aéreos mais graves da história do Exército filipino. O Hércules C-130 transportava 96 pessoas, a maioria jovens recém-formados que apoiariam o combate à insurgência islâmica na ilha de Jolo, quando a aeronave se desviou da pista de pouso, apesar das boas condições climáticas.

Testemunhas e sobreviventes disseram aos investigadores que o avião teve um primeiro contato muito forte com o chão, para depois saltar duas vezes e decolar novamente, explicou o general Corleto Vinluan.

"Foi então que chocou contra uma árvore, segundo o relato dos feridos", disse à AFP

52 pessoas — 49 soldados e três civis — morreram quando o avião derrapou e se incendiou, de acordo com o último balanço do Exército filipino.

Os três civis que morreram trabalhavam em uma pedreira próxima ao local do acidente. Outras 51 pessoas ficaram feridas. A maioria sofreu queimaduras graves por causa da explosão da aeronave.

Os gravadores de voo (conhecidos como caixas-pretas) que foram encontrados serão enviados aos Estados Unidos para serem analisados.

Isso permitirá ouvir as conversas na cabine e determinar as informações-chaves, como a velocidade, altura e rumo seguido, para esclarecer as causas do acidente. O exército afirmou que o avião foi encontrado "em muito bom estado".

Nas fotos do local do acidente, publicadas pelo exército, é possível ver parte da fuselagem destruída em meio aos coqueiros.

Os aviões Hércules C-130 são muito usados pelo exército no arquipélago das Filipinas para transportar soldados, equipamentos e veículos entre suas diferentes ilhas.