Topo

Esse conteúdo é antigo

Otan envia suprimentos médicos e equipamentos de proteção às forças afegãs

O carregamento contém suprimentos médicos para o tratamento de soldados feridos, equipamentos para um hospital, entre outros - REUTERS/Danish Siddiqui
O carregamento contém suprimentos médicos para o tratamento de soldados feridos, equipamentos para um hospital, entre outros Imagem: REUTERS/Danish Siddiqui

03/08/2021 16h07

A Otan enviou ao Afeganistão suprimentos médicos e equipamentos de proteção para as forças governamentais, engajadas em violentos combates contra os talibãs, anunciou um de seus porta-vozes nesta terça-feira (3).

"A situação de segurança no Afeganistão continua muito difícil, então esses suprimentos estão chegando em um momento importante", disse o porta-voz em exercício da Otan, Dylan White.

O carregamento contém suprimentos médicos para o tratamento de soldados feridos, equipamentos para um hospital em Cabul, coletes à prova de balas, caminhões de combate a incêndio e materiais educacionais para ajudar as crianças a localizar e evitar minas terrestres, disse o porta-voz.

"Embora retiremos nossas forças do país, continuamos apoiando o Afeganistão, especialmente fornecendo equipamentos para ajudar as forças afegãs a garantir melhor sua própria segurança", disse White.

A decisão dos EUA de retirar rapidamente suas unidades no Afeganistão forçou seus aliados envolvidos na missão Apoio Determinado da Otan a também repatriar suas tropas.

Cerca de 2.500 americanos e 7.000 militares de outros países participaram desta operação de treinamento do exército afegão.

Em claro retrocesso desde maio, quando começou a retirada final das tropas estrangeiras, as forças governamentais estão lutando para repelir os ataques do Talibã contra grandes cidades do país, como Kandahar, Herat e Lashkar Gah.

csg/lpt/dbh/mb/ap/mvv