Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidentes polonês e americano conversam por telefone

Segundo presidência da Ucrânia, Biden conversou com Andrzej Duda por telefone [IMAGEM DE ARQUIVO] - Office of the President of the United States/Domínio Público
Segundo presidência da Ucrânia, Biden conversou com Andrzej Duda por telefone [IMAGEM DE ARQUIVO] Imagem: Office of the President of the United States/Domínio Público

15/11/2022 19h27Atualizada em 15/11/2022 21h43

O presidente polonês Andrzej Duda conversou com seu colega americano Joe Biden nesta terça-feira, após a publicação de relatos sobre a queda de mísseis russos na Polônia durante o bombardeio russo à Ucrânia, informou a Presidência polonesa.

"A conversa entre os presidentes polonês e americano está em andamento", disse Jakub Kumoch, secretário de Estado da Presidência polonesa, no Twitter.

Pouco depois, a Casa Branca confirmou que a ligação foi feita.

"Ambos os líderes decidiram ficar em contato, assim como suas equipes, para determinar os próximos passos à medida que a investigação avança", disse o Executivo dos EUA em um comunicado.

Segundo a presidência, Biden também ligou para o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, para falar sobre o assunto.

A Polônia também afirmou que decidiu aumentar o número de unidades em prontidão militar nesta após a publicação dos relatos de quedas de mísseis russos.

"Acabou de ser decidido aumentar o nível de alerta de algumas unidades de combate... e outros militares", disse o porta-voz do governo, Piotr Müller, após uma reunião de emergência do Conselho de Segurança Nacional.

Até o momento, a Otan, União Europeia e até mesmo o Pentágono não informaram se o míssil foi disparado pela Rússia. Todos citaram a necessidade de "investigação" sobre o ocorrido.