Ultimato? Coreia do Norte faz ameaça nuclear após EUA moverem submarino poderoso
A Coreia do Norte alertou em tom de ultimato, nesta quinta-feira (20), que a chegada de um submarino americano com armas nucleares a um porto sul-coreano pode preencher as condições legais para Pyongyang usar suas armas nucleares.
"A implantação do submarino nuclear estratégico e de outros ativos estratégicos poderia se enquadrar nas condições de uso de armas nucleares especificadas na lei (da Coreia do Norte) sobre a política de força nuclear", disse o ministro da Defesa norte-coreano, Kang Sun Nam, em comunicado.
Um submarino americano equipado com armas nucleares fez uma escala em um porto sul-coreano pela primeira vez em quatro décadas, anunciou uma fonte da Casa Branca na terça-feira.
É o USS Kentucky, que pode levar o míssil balístico intercontinental Trident II D5. O submarino pode pesar 19 mil toneladas, se locomover a até 46 km/h, com uma profundidade máxima de 240 m, e, claro, possui um reator nuclear.
Entre as armas, ele pode levar 20 mísseis Trident II D-5 e torpedos MK-48.
Seul e Washington reforçaram a cooperação na área de defesa, com exercícios militares conjuntos.
Na terça-feira aconteceu a primeira reunião do Grupo Consultivo Nuclear (NCG) em Seul, com o objetivo de melhorar a coordenação nuclear entre os dois países aliados e reforçar a preparação militar contra a Coreia do Norte.
A última escala de um submarino nuclear americano na Coreia do Sul havia acontecido em 1981.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.