União Europeia prepara proposta para vetar produtos de áreas de desmatamento
BRUXELAS, 15 NOV (ANSA) -- O poder Executivo da União Europeia vai apresentar nos próximos dias uma proposta para proibir a importação de produtos provenientes de áreas de desmatamento.
Segundo o texto preparado pela Comissão Europeia e visualizado pela ANSA, produtores de itens como carne bovina, cacau e óleo de palma, também chamado de azeite de dendê, só terão acesso ao mercado da UE se comprovarem que não estão ligados à destruição de florestas.
"Esperamos uma proposta forte da Comissão Europeia, que será apoiada pelo Europarlamento", disse nesta segunda-feira (15) o presidente da Comissão de Meio Ambiente do Legislativo da UE, o francês Pascal Canfin.
O bloco poderá usar inclusive imagens de satélites para verificar a veracidade das declarações de proveniência dos produtores. "Hoje temos infraestrutura de controle graças ao sistema Copernicus [programa da UE para observação da Terra]", acrescentou.
A novidade chega em meio aos entraves para a ratificação do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul, que enfrenta resistência em Bruxelas sobretudo por causa do crescimento do desmatamento e das queimadas na Amazônia, destruição muitas vezes feita para abrir espaço para plantios ou criação de gado.
O próprio presidente da França, Emmanuel Macron, um dos principais críticos das políticas ambientais do governo de Jair Bolsonaro, já disse que "depender da soja brasileira é endossar o desmatamento na Amazônia".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.