Topo

Esse conteúdo é antigo

União Europeia prepara proposta para vetar produtos de áreas de desmatamento

Desmatamento no cerrado - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Desmatamento no cerrado Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

15/11/2021 10h36

BRUXELAS, 15 NOV (ANSA) -- O poder Executivo da União Europeia vai apresentar nos próximos dias uma proposta para proibir a importação de produtos provenientes de áreas de desmatamento.

Segundo o texto preparado pela Comissão Europeia e visualizado pela ANSA, produtores de itens como carne bovina, cacau e óleo de palma, também chamado de azeite de dendê, só terão acesso ao mercado da UE se comprovarem que não estão ligados à destruição de florestas.

"Esperamos uma proposta forte da Comissão Europeia, que será apoiada pelo Europarlamento", disse nesta segunda-feira (15) o presidente da Comissão de Meio Ambiente do Legislativo da UE, o francês Pascal Canfin.

O bloco poderá usar inclusive imagens de satélites para verificar a veracidade das declarações de proveniência dos produtores. "Hoje temos infraestrutura de controle graças ao sistema Copernicus [programa da UE para observação da Terra]", acrescentou.

A novidade chega em meio aos entraves para a ratificação do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul, que enfrenta resistência em Bruxelas sobretudo por causa do crescimento do desmatamento e das queimadas na Amazônia, destruição muitas vezes feita para abrir espaço para plantios ou criação de gado.

O próprio presidente da França, Emmanuel Macron, um dos principais críticos das políticas ambientais do governo de Jair Bolsonaro, já disse que "depender da soja brasileira é endossar o desmatamento na Amazônia".