EUA avaliam que Rússia deve estender guerra até a Moldávia
Os serviços de inteligência dos Estados Unidos acreditam que a Rússia não vai se limitar à Ucrânia e deve estender a guerra até a Transnístria, território separatista pró-Moscou situado na Moldávia.
A previsão foi feita hoje pela diretora da Inteligência Nacional dos EUA, Avril Haines, em audiência na Comissão de Defesa do Senado americano.
Oficialmente, a Rússia afirma que o objetivo com a invasão na Ucrânia é "libertar" o Donbass, área do leste ucraniano onde ficam as regiões separatistas de Donetsk e Lugansk, palcos de conflitos desde 2014.
No entanto, recentemente, um militar russo de alto escalão revelou planos para conquistar todo o sul da Ucrânia e estabelecer uma ligação terrestre direta com a Transnístria.
"Putin está se preparando para um longo conflito e pretende ir além do Donbass", alertou Haines.
A Transnístria declarou independência da Moldávia, uma ex-república soviética, nos anos 1990 e é protegida por um contingente de tropas russas. A soberania do território, no entanto, não é reconhecida pela comunidade internacional.
No fim de abril, explosões miraram prédios do governo e alvos militares em Tiraspol, capital da Transnístria, mas ninguém reivindicou os ataques. Para a presidente da Moldávia, Maia Sandu, essas ações foram uma tentativa de arrastar o país para a guerra.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.