Topo

Sri Lanka diz que suspeitos dos atentados na Páscoa estão mortos ou detidos

21.abr.2019 - Autoridades inspecionam igreja na cidade de Negombo, no Sri Lanka, onde uma explosão deixou mortos e feridos - Reuters
21.abr.2019 - Autoridades inspecionam igreja na cidade de Negombo, no Sri Lanka, onde uma explosão deixou mortos e feridos Imagem: Reuters

07/05/2019 06h43

A polícia do Sri Lanka disse que todos os suspeitos ligados aos ataques contra igrejas e hotéis de luxo no domingo de Páscoa, que deixaram 253 mortos e mais de 500 feridos, foram presos ou morreram em operações das forças de segurança.

"A polícia do Sri Lanka conseguiu identificar todos os suspeitos ligados aos ataques e prendeu a maioria, alguns cometeram suicídio", disse o inspetor-geral da polícia, Chandra Wickemeratne, em comunicado divulgado na noite de ontem pelo Departamento de Informação Estatal.

No entanto, Wickemeratne não divulgou o número exato de suspeitos que colaboraram na organização dos ataques coordenados no dia 21 de abril, cometidos por pelo menos nove homens-bomba.

As autoridades responsabilizam às organizações extremistas locais National Thowheeth Jama'ath (NTJ) e Jammiyathul Millathu Ibrahim (JMI) dos ataques, reivindicados pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

A fonte disse que dois especialistas em bombas morreram durante operações policiais, antes de acrescentar que as autoridades encontraram explosivos que poderiam ter sido usados em futuros ataques.

A polícia ordenou que a vida na ilha "voltasse ao normal, não houvesse toque de recolher e todos os locais de culto voltaram ao normal, especialmente os muçulmanos".

As igrejas também estão voltando à normalidade, disse Wickemeratne.

A Conferência Episcopal Nacional cancelou até domingo à noite as missas temendo novos ataques, e os muçulmanos voltaram às mesquitas na sexta-feira em pesadas medidas de segurança por medo de represálias.

Os ataques também causaram danos consideráveis ao setor de turismo no Sri Lanka, onde as autoridades previram milhões de perdas e as associações de hotéis registraram uma queda de quase 70% na ocupação em comparação a maio de 2018.