PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Conteúdo publicado há
15 dias

Colômbia recebe 2 aviões dos EUA para combater crimes transnacionais

C-130 Hércules - Força Aérea Brasileira/Sargento Johnson
C-130 Hércules Imagem: Força Aérea Brasileira/Sargento Johnson

EFE

22/09/2021 04h56

A Colômbia recebeu nesta terça-feira duas aeronaves Hércules C-130 dos Estados Unidos que serão utilizadas no combate a crimes transnacionais como o tráfico de drogas e também no transporte de tropas e missões de resgate, entre outros.

"O que estamos vendo é um objetivo comum de manter a segurança contra crimes transnacionais como o narcotráfico e garantir a segurança no hemisfério", disse o ministro da Defesa, Diego Molano, durante a entrega das duas aeronaves que ocorreram na base aérea de Catam, anexa ao aeroporto El Dorado, em Bogotá.

O ministro acrescentou que os dois aviões também serão de grande ajuda porque fortalecerão as operações de ajuda humanitária, transporte de tropas, segurança nacional e terão, por exemplo, capacidade de controle de incêndios.

Esses aviões podem transportar 16 toneladas de carga, além de 110 homens armados e equipados, 64 paraquedistas e 72 macas.

Eles também são projetados para tarefas de busca e resgate, bem como podem reabastecer outros navios e levar e remover tropas em áreas específicas.

"Continuamos trabalhando arduamente para ter uma Força Aérea robusta e forte que ajude a controlar as ameaças e tenha uma grande capacidade humanitária", acrescentou o ministro Molano.

Na entrega das duas aeronaves, o chefe do chefe do Comando Sul dos EUA (Southcom), almirante Craig. S. Faller, foi condecorado com uma medalha militar na categoria Grã-Cruz pelos serviços e trabalhos em aliança com a Colômbia.

"A defesa da democracia e da liberdade é um dos valores que unem nossos países e que esperamos que continue a unir nossas nações no futuro", disse Molano ao almirante Faller.

Internacional