Venezuela anuncia reeleição de Maduro com 51% dos votos; oposição contesta
Esta é a newsletter Pra Começar o Dia. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email de segunda a sexta. Conheça as demais newsletters do UOL. São cerca de 20 opções sobre os mais variados assuntos para a sua escolha.
********
*Com 80% das urnas apuradas, Venezuela declara presidente reeleito. Nicolás Maduro teria alcançado 51% dos votos, segundo o Conselho Nacional Eleitoral, obtendo 5,150 milhões de votos, contra 4,445 milhões do principal candidato da oposição, Edmundo González Urrutia. O anúncio foi feito por volta da 1h desta segunda-feira e, segundo o CNE, o resultado era irreversível porque a vantagem de Maduro era de cerca de 700 mil votos. O voto não é obrigatório no país, dos 21 milhões de venezuelanos aptos a votar, 59% compareceram às urnas. Maduro governa a Venezuela desde a morte de Hugo Chávez em 2013, se cumprir o novo mandato até o final terá permanecido por 17 anos ininterruptos no poder. Líderes mundiais manifestaram preocupação e até desconfiança com o resultado. O Brasil vai aguardar disponibilidade de atas para reconhecer a eleição.
**
Eleições foram marcadas por confusões e oposição contesta resultado. Centros eleitorais chegaram a registrar atraso de uma hora para início da votação em Táchira, estado que faz fronteira com a Colômbia. Na região, também foram registradas intimidações de grupos de homens encapuzados que realizaram disparos para o alto em meio às filas de eleitores. Durante o anúncio do resultado, o CNE disse que foi vítima de um ataque a seu sistema de transmissão de dados e disse que iria investigar. A oposição a Maduro contestou os resultados e informou que a transmissão de dados eleitorais para o CNE havia sido paralisada em algumas zonas eleitorais, mas sem dar mais detalhes.
* Em menos de meia hora, Brasil fatura três medalhas nos Jogos de Paris. A primeira foi de prata, para o judoca Willian Lima, na categoria até 66 kg. Também no judô, Larissa Pimenta levou o bronze da categoria até 52 kg, derrotando a italiana Odette Giufrida, atual campeã mundial. Ao mesmo tempo, nas pistas de skate, Rayssa Leal também levou o bronze no Street. Prata nos Jogos de Tóquio-2020, a Fadinha se tornou o 103º esportista brasileiro a ter pelo menos duas medalhas olímpicas, e a mais jovem a realizar esse feito.
* Em 2023, polícia matou mais que o crime em seis cidades do Brasil. O número compilado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública junto às secretarias estaduais de Segurança Pública e obtido com exclusividade pelo UOL mostram que policiais civis e militares mataram mais do que criminosos em seis de 319 municípios com mais de 100 mil habitantes no Brasil em 2023. Os dados contabilizam períodos em serviço e em folga dos policiais. Entre os seis municípios, dois estão no Rio (Angra dos Reis e Niterói) e dois em Sergipe (Itabaiana e Lagarto). Os outros dois são Guarujá, em São Paulo, e Jequié, na Bahia. Veja todos os dados.
* Israel é alvo de protesto em Paris e inquérito é aberto por antissemitismo. Na partida de futebol entre Israel e Paraguai, torcedores fizeram um protesto contra a guerra em Gaza, assim como referência ao Hamas. Uma bandeira palestina surgiu na arquibancada e um cartaz com o slogan "Olimpíadas do Genocídio" e gestos caricaturais em relação aos israelenses. A partida foi a segunda da equipe de Israel, e no primeiro jogo, contra o Mali, uma parte da torcida vaiou o anúncio da escalação do time. Os atos de ontem resultaram no anúncio de um inquérito, sob a suspeita de incitação agravada ao ódio racial. Dez pessoas foram ainda alvo de uma investigação por "gestos antissemitas". Leia mais na coluna de Jamil Chade.
*Turistas estrangeiros gastam US$ 3,7 bi no Brasil no início de 2024. O valor é recorde e superou a marca obtida com a Copa do Mundo de 2014. Em relação ao primeiro semestre de 2023, quando houve uma injeção de US$ 3,2 bilhões na economia, o aumento foi de 15,6%. Segundo a Embratur, o número de turistas estrangeiros que visitam o país também está em alta. Nos seis primeiros meses deste ano, 3.597.239 deles desembarcaram no Brasil, 9,7% a mais do que no mesmo período de 2023 e 1,9% acima do registrado em 2019, antes da pandemia da covid-19..
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.