Revelação sobre Moraes é maremoto ou espuma?
Esta é a newsletter Olhar Apurado. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email de segunda a sexta. Conheça as demais newsletters do UOL. São cerca de 20 opções sobre os mais variados assuntos para a sua escolha.
********
Reportagens da Folha de S.Paulo mostram que houve trânsito de informações "fora do rito" entre um inquérito conduzido por Alexandre de Moras no STF e uma unidade do TSE quando presidido pelo mesmo ministro. A revelação agitou a República, e bolsonaristas correram às redes e anunciaram que já preparam mais um pedido de impeachment, que, pelo menos por enquanto, tem poucas chances de prosperar.
"É jogo de cena", diz Tales Faria. O colunista apurou que a oposição não acredita que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, dê prosseguimento ao pedido. E temem um eventual substituto escolhido por Lula mais ainda que o Xandão.
Sobre o mérito: Raquel Landim vê simetria entre esse caso e a Vaza Jato. Por consequência, quem defende que Moro e Deltan fizeram tudo certo também deveria apoiar Moraes. O raciocínio inverso valeria para os garantistas. Josias de Souza avalia que as informações "consolidam a percepção de que Alexandre de Moraes ultrapassou o alambrado que separa o institucional do anormal".
Reinaldo Azevedo não pensa da mesma forma: "De saída, pergunto: 'Alexandre de Moraes cometeu alguma ilegalidade?' Resposta: 'Não!' Por isso, diga-se, recorre-se a uma expressão vazia como uma gaveta, onde se pode tentar abrigar qualquer imputação, para designar o que teria acontecido: 'Ministro agiu fora do rito'. Mas agiu fora da lei?". E Leonardo Sakamoto recorre à cultura pop para explicar a conduta exigida do ministro, de enviar ofícios sobre os quais ele mesmo teria de decidir: "É como Chaves vender churros para si mesmo".
- Tales Faria: Oposição anuncia pedido de impeachment de Moraes, mas teme seu sucessor
- Raquel Landim: Se os garantistas utilizarem a mesma régua, Moraes é Moro e Deltan
- Josias de Souza: 'Coisa descarada': Moraes e staff pularam a cerca deliberadamente
- Reinaldo Azevedo: Alexandre não é Moro; 4781 não é a Lava Jato, e fofoquinha não é Vaza Jato
- Leonardo Sakamoto: Conduta exigida de Moraes é como Chaves vender churros para si mesmo
Outros olhares
José Roberto de Toledo: Partidos anistiam a si mesmos, e prestação de contas vira faz de conta. Leia mais
Juca Kfouri: Fortaleza assaltado na Argentina. Leia mais
Walter Casagrande Jr.: Com show de Vini e Mbappé, Real é campeão e mostra que pode vir muito mais. Leia mais
Milly Lacombe: Quem vai punir a Conmebol por negligência ao racismo? Leia mais
Tony Marlon: Nossa atenção é mais curta do que a de um peixinho dourado? Leia mais
Rafael Tonon: Cozinha da 'nonna' é puro marketing? Um professor italiano diz que sim. Leia mais
Deixe seu comentário