Tales Faria

Tales Faria

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Oposição anuncia pedido de impeachment de Moraes, mas teme seu sucessor

É puro jogo de cena o pedido de impeachment anunciado pela oposição contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

A entrevista coletiva de imprensa comandada pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE) na tarde desta quarta-feira, 14, teve forte presença de parlamentares bolsonaristas.

Foi apresentada uma lista de mais de dez alegações, como: violação de direitos constitucionais e humanos; violação do devido processo legal; abuso de poder; desrespeito ao código de processo penal com utilização de prisão preventiva como meio de constranger pessoas; entre outros.

Segundo Girão serão recolhidas assinaturas de apoio até o dia 9 de setembro, quando o pedido será formalizado junto à Mesa Diretora do Senado. Até lá a expectativa é por novas reportagens da "Folha de S.Paulo" sobre o assunto que poderão ser incorporadas ao texto.

Mas a verdade contada reservadamente pelos próprios bolsonaristas é que eles não acreditam e nem querem que o impeachment prospere.

Não acreditam porque o próprio presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já disse que não pretende dar andamento.

Não querem porque, caso Alexandre de Moraes deixe o cargo, seu sucessor será indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

À coluna, um deputado bolsonarista explicou: "O Moraes nem é lulista. Foi indicado para o STF pelo Michel Temer (MDB), que o nomeou, Se for substituído, virá alguém mais próximo do Lula, tipo o Flávio Dino" [atual ministro da Corte e ex-ministro da Justiça de Lula].

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes