Barreiras contra enchentes protegem Veneza de inundação pela primeira vez
Por Manuel Silvestri
VENEZA, Itália (Reuters) - Uma barreira contra inundações muito adiada protegeu Veneza da maré alta pela primeira vez neste sábado, trazendo alívio e sorrisos para a cidade após anos de repetidas enchentes.
"Hoje está tudo seco. Paramos o mar", disse o prefeito Luigi Brugnaro a repórteres após levantar uma taça para comemorar com alguns dos engenheiros e autoridades responsáveis ??pelo projeto multibilionário conhecido como Mose.
A rede de 78 barreiras amarelas que guardam a entrada da lagoa veneziana se ergueu do fundo do mar quando a maré, impulsionada por fortes ventos e chuva, começou a subir.
Autoridades municipais previam uma maré de 130 cm, bem abaixo da maré devastadora de 187 cm que atingiu Veneza em novembro passado.
Prevendo o pior, os trabalhadores construíram passagens elevadas em lugares especialmente vulneráveis, incluindo a frequentemente lotada Praça de São Marcos. No evento, a maré atingiu apenas 70 cm, deixando as praças e caminhos da cidade ilesos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.