Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Esta é uma guerra pelo direito de ditar as condições na Europa, diz Zelensky

29.jun.22 - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, aparece na tela durante uma cúpula da OTAN em Madri, Espanha - YVES HERMAN/REUTERS
29.jun.22 - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, aparece na tela durante uma cúpula da OTAN em Madri, Espanha Imagem: YVES HERMAN/REUTERS

Pavel Polityuk

29/06/2022 08h52Atualizada em 29/06/2022 09h13

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta quarta-feira aos líderes da aliança militar ocidental Organização do Tratado do atlântico Norte (Otan) que seu país precisa de mais armas e dinheiro para se defender da Rússia, advertindo que as ambições de Moscou não param na Ucrânia.

"Esta não é uma guerra travada pela Rússia contra apenas a Ucrânia. Esta é uma guerra pelo direito de ditar as condições na Europa —por como será a futura ordem mundial", disse ele em um discurso virtual a uma cúpula da aliança de defesa ocidental em Madri.

"É por isso que é absolutamente necessário apoiar a Ucrânia, mesmo agora, com armas, finanças e sanções políticas contra a Rússia, o que interromperá sua capacidade de pagar pela guerra."

Ele disse que a Ucrânia precisa de mísseis modernos e sistemas de defesa aérea.

"Ao fornecê-los a nós, vocês podem quebrar completamente as táticas da Rússia para destruir cidades e aterrorizar civis", disse ele.

Moscou chama suas ações de "operação militar especial" para desarmar a Ucrânia e livrá-la do que ela chama de nacionalismo anti-russo fomentado pelo Ocidente. A Ucrânia e o Ocidente dizem que a Rússia lançou uma guerra de agressão não provocada.