Coreia do Norte diz que lançou dois mísseis capazes de transportar armas nucleares
O líder norte-coreano, Kim Jong Un, supervisionou o lançamento de dois mísseis de cruzeiro estratégicos de longo alcance, informou a mídia estatal, chamando-o de teste para confirmar a confiabilidade e a operação de armas com capacidade nuclear implantadas em unidades militares.
O teste teve como objetivo "aumentar a eficiência e o poder de combate" dos mísseis de cruzeiro enviados ao Exército Popular da Coreia "para a operação de armas nucleares táticas", disse a mídia estatal Korea Central News Agency (KCNA).
Enfatizando que o teste de fogo foi outro aviso claro para seus inimigos, o líder Kim Jong Un disse que o país "deve continuar a expandir a esfera operacional das forças armadas estratégicas nucleares para impedir qualquer crise militar crucial e crise de guerra a qualquer momento", segundo a KCNA.
Na segunda-feira, a KCNA disse que Kim orientou exercícios táticos nucleares contra a Coreia do Sul em protesto contra os recentes exercícios navais conjuntos das forças sul-coreanas e norte-americanas envolvendo um porta-aviões.
A KCNA informou que os mísseis testados voaram para "atingir claramente o alvo a 2 mil quilômetros de distância.
Não ficou imediatamente claro se os lançamentos foram detectados por autoridades da Coreia do Sul, Japão ou Estados Unidos, que frequentemente monitoram e divulgam informações sobre as atividades de armas norte-coreanas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.