Pedrinho Matador #1: Preso em 1973, serial killer ficou 40 anos detido
Do UOL, em São Paulo
22/08/2020 04h01Atualizada em 03/09/2020 19h30
O podcast "Ficha Criminal" estreia neste sábado (22) sua terceira temporada, e os quatro primeiros episódios já estão disponíveis. Eles trazem a trajetória de Pedro Rodrigues Filho, conhecido como Pedrinho Matador. O primeiro episódio --que você pode ouvir acima-- apresenta o assassino em série.
A história é contada pelo jornalista Diego Toledo, que fez a apuração da trajetória de Pedrinho e também o entrevistou por telefone --como você vai ouvir no programa. O serial killer passou mais de 40 anos preso e hoje vive em liberdade. Para cumprir todas as penas pelas quais foi condenado --um número bem menor do que os assassinatos que ele diz ter cometido--, teria de passar mais de 130 anos atrás das grades.
Também na terceira temporada, você vai conhecer a história de Francisco de Assis Pereira, o Maníaco do Parque. Essa parte, com mais quatro episódios, será publicada em 18 de setembro. Uma curiosidade: no quinto episódio da temporada, há o relato do encontro entre Pedrinho e Francisco em uma penitenciária.
"Ficha Criminal" teve uma edição extra, publicada em 14 de agosto, com a história do "Vampiro de Niterói". Trata-se da versão em podcast de uma série documental divulgada por MOV.DOC, o selo de documentários do UOL.
A primeira temporada do programa trouxe as histórias de criminosos que marcaram época na história recente do Brasil: Marcola, Leonardo Pareja, PC Farias, Marcelo VIP, Fernandinho Beira-Mar, Jorgina de Freitas, Escadinha e Hosmany Ramos.
Já a segunda apresentou crimes marcantes no Brasil --casos policiais que provocaram comoção nacional e desencadearam desdobramentos que ficaram gravados na história. São eles: o assalto ao Banco Central, o massacre do Carandiru, o caso Herzog, a onda de ataques do PCC em 2006, o assassinato de Chico Mendes, o massacre em Realengo e a rebelião no presídio de Ilha Grande em 1979.
Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Ficha Criminal, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no CastBox e no YouTube.