Ficha Criminal #14: Assassinado, Chico Mendes virou ícone de luta amazônica
O podcast Ficha Criminal desta quarta-feira (4) traz a história do assassinato do ambientalista Chico Mendes, que foi morto em 22 de dezembro de 1988 e se tornou um símbolo da luta pela proteção da Amazônia e contra o desmatamento ilegal na região.
Líder dos seringueiros de Xapuri (AC), Chico Mendes era um ativista ambiental reconhecido internacionalmente e, um ano antes de morrer, havia sido o único brasileiro condecorado pela ONU como parte do prêmio Global 500 - que homenageou 500 ecologistas de todo o mundo por seu trabalho em defesa do meio ambiente.
A atuação de Chico Mendes se tornou um obstáculo incômodo para a atuação de grileiros na Amazônia. Um dos insatisfeitos era o fazendeiro Darly Alves da Silva, que acabaria condenado em 1990 por ter, segundo a Justiça, ordenado que seu filho, Darcy Alves Ferreira, disparasse o tiro que matou o líder seringueiro em uma emboscada.
Diante da reputação internacional de Chico Mendes na época, o caso atraiu a atenção da imprensa de todo o mundo. Desde então, iniciativas para a proteção da floresta e o desenvolvimento sustentável da região ganharam força, mas não o suficiente para impedir novos episódios de violência e desmatamento na Amazônia.
A segunda temporada de Ficha Criminal traz oito episódios de crimes marcantes no Brasil - casos policiais que provocaram comoção nacional e desencadearam desdobramentos que ficaram gravados na história do país.
Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar - no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em noticias.uol.com.br/podcasts. Para ouvir estes e outros programas, você pode baixar aplicativos como o Spotify e o Apple Podcasts, por exemplo, buscar o nome do podcast e dar play no episódio desejado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.