Topo

Podcast

Ficha Criminal

O programa traz relatos sobre crimes e criminosos que marcaram época na história recente do país.


Ficha Criminal

Ficha Criminal #14: Assassinado, Chico Mendes virou ícone de luta amazônica

Do UOL, em São Paulo

04/12/2019 04h01

O podcast Ficha Criminal desta quarta-feira (4) traz a história do assassinato do ambientalista Chico Mendes, que foi morto em 22 de dezembro de 1988 e se tornou um símbolo da luta pela proteção da Amazônia e contra o desmatamento ilegal na região.

Líder dos seringueiros de Xapuri (AC), Chico Mendes era um ativista ambiental reconhecido internacionalmente e, um ano antes de morrer, havia sido o único brasileiro condecorado pela ONU como parte do prêmio Global 500 - que homenageou 500 ecologistas de todo o mundo por seu trabalho em defesa do meio ambiente.

A atuação de Chico Mendes se tornou um obstáculo incômodo para a atuação de grileiros na Amazônia. Um dos insatisfeitos era o fazendeiro Darly Alves da Silva, que acabaria condenado em 1990 por ter, segundo a Justiça, ordenado que seu filho, Darcy Alves Ferreira, disparasse o tiro que matou o líder seringueiro em uma emboscada.

Diante da reputação internacional de Chico Mendes na época, o caso atraiu a atenção da imprensa de todo o mundo. Desde então, iniciativas para a proteção da floresta e o desenvolvimento sustentável da região ganharam força, mas não o suficiente para impedir novos episódios de violência e desmatamento na Amazônia.

A segunda temporada de Ficha Criminal traz oito episódios de crimes marcantes no Brasil - casos policiais que provocaram comoção nacional e desencadearam desdobramentos que ficaram gravados na história do país.

Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar - no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em noticias.uol.com.br/podcasts. Para ouvir estes e outros programas, você pode baixar aplicativos como o Spotify e o Apple Podcasts, por exemplo, buscar o nome do podcast e dar play no episódio desejado.

Ficha Criminal