PUBLICIDADE
Topo

Podcast

Ficha Criminal

O programa traz relatos sobre crimes e criminosos que marcaram época na história recente do país.


Ficha Criminal

Pedrinho Matador #2: Assassino em série deixou rastro de violência antes da 1ª prisão

Do UOL, em São Paulo

29/08/2020 04h00Atualizada em 03/09/2020 19h28

O segundo episódio da terceira temporada do podcast "Ficha Criminal" traz detalhes sobre a vida de Pedro Rodrigues Filho, conhecido como Pedrinho Matador, antes de ele ser preso pela primeira vez, aos 19 anos --você pode ouvir essa história no arquivo acima. Nesta temporada, o programa conta a história de dois dos maiores assassinos em série do Brasil: Pedrinho Matador e Francisco de Assis Pereira, o Maníaco do Parque. Os quatro primeiros episódios já estão disponíveis.

Pedro diz que perdeu as contas de quantas pessoas matou, mas alimenta a versão de que assassinou quase 50 até ser preso pela primeira vez e outros 50 nos mais de 40 anos que passou na prisão. Sua ficha criminal, no entanto, aponta números menores. Oficialmente, o prontuário dele registra 11 mortes e sete tentativas de assassinato. Pedro foi condenado em 20 processos, dez deles por homicídio e quatro com mais de uma vítima.

No segundo episódio de sua história, ele lembra de seus primeiros assassinatos --a primeira vítima, segundo ele, foi um primo distante que cruzou seu caminho no interior de Minas Gerais, na cidade de Santa Rita do Sapucaí, onde nasceu.

Também na terceira temporada, você vai conhecer a história do Maníaco do Parque. Essa parte, com mais quatro episódios, será publicada em 18 de setembro. Uma curiosidade: no quinto episódio da temporada, há o relato do encontro entre Pedrinho e Francisco em uma penitenciária.

"Ficha Criminal" teve recentemente uma edição extra com a história do "Vampiro de Niterói". Trata-se da versão em podcast de uma série documental divulgada por MOV.DOC, o selo de documentários do UOL.

A primeira temporada do programa trouxe as histórias de criminosos que marcaram época na história recente do Brasil: Marcola, Leonardo Pareja, PC Farias, Marcelo VIP, Fernandinho Beira-Mar, Jorgina de Freitas, Escadinha e Hosmany Ramos.

Já a segunda apresentou crimes marcantes no Brasil --casos policiais que provocaram comoção nacional e desencadearam desdobramentos que ficaram gravados na história. São eles: o assalto ao Banco Central, o massacre do Carandiru, o caso Herzog, a onda de ataques do PCC em 2006, o assassinato de Chico Mendes, o massacre em Realengo e a rebelião no presídio de Ilha Grande em 1979.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Ficha Criminal, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no CastBox e no YouTube.

Ficha Criminal